Colorado de Porto Alegre larga em vantagem na Pré-Libertadores

O Internacional venceu o Once Caldas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, (25/01) no Beira-Rio, no jogo de ida da primeira fase da Libertadores da América. O gol foi marcado por Leandro Damião, aos 12min do primeiro tempo. O time colorado teve um início eletrizante, empurrando o adversário colombiano para dentro de seu campo de defesa desde o primeiro minuto de jogo. Foram muitas chances de gol criadas no primeiro tempo, quando poderia ter garantido uma vantagem maior no placar. No segundo tempo, os comandados de Dorival sentiram o desgaste físico do início da temporada e não conseguiram manter o mesmo ritmo. Os colombianos aproveitaram e equilibraram a partida.

Com o resultado, o time colorado joga por um empate em Manizales, na Colômbia, no dia 1º de fevereiro, às 22h (horário de Brasília), para avançar à fase de grupos da competição continental. Como não sofreu gol no primeiro confronto, o Inter tem o saldo qualificado a seu favor para a partida decisiva fora de casa. Se marcar em Manizales, o Colorado poderá obter a classificação até mesmo com derrota, desde que seja por um gol de diferença. Por exemplo: derrota por 2 a 1, 3 a 2, e assim por diante, garantiriam a vaga na fase seguinte.

Torcida emociona D'Alessandro
Com a possibilidade de perder o ídolo argentino para o futebol chinês, os torcedores cantaram "Fica, D´Alessandro!", para tentar sensibilizar o craque argentino a permanecer no Inter. Durante todo o jogo, os colorados ecoavam gritos e cânticos homenageando o camisa 10 e craque do time.

Dagoberto pela primeira vez no Beira-Rio
O Inter foi a campo com basicamente a mesma equipe que terminou a temporada de 2011, mas com um acréscimo de qualidade: o atacante Dagoberto, contratado junto ao São Paulo, atuou pela primeira vez com a camisa vermelha diante do torcedor.

Dois campeões da Libertadores frente a frente pela primeira vez
O time Colorado, bicampeão do torneio (2006 e 2010) e o time colombiano que venceu a competição em 2004 ao superar o Boca Juniors (Arg), protagonizam pela primeira vez um duelo entre dois campeões pela fase inicial da Libertadores.

Início com amplo domínio Colorado
O Inter começou com marcação adiantada, exercendo pressão no campo adversário, sem deixar o time colombiano manter a posse da bola. Comandados por D'Alessandro e Oscar, o time chegava fácil na área colombiana.

D´Ale deixa Damião na cara do gol e o centroavante abre o placar
Aos 12min, D´Alessandro achou Leandro Damião entrando na grande área. De frente para o goleiro, o camisa 9 só desviou para o canto esquerdo: 1 a 0. Foi o sexto gol de Damião em Copas Libertadores, tornando-se o maior artilheiro colorado na competição continental.

Colombianos tentam a reação
A partir do gol, o Once Caldas foi aos poucos  saindo da defesa e tentando avançar com seus três atacantes. Aos 22min, Nuñez chutou com efeito fazendo Muriel se esticar todo para salvar e jogar pra escanteio.

Inter seguia criando oportunidades de gol
Aos 30 min., D´Alessandro quase marcou um golaço. Bolatti achou D´Alessandro na frente da área. O meia ajeitou a bola, girou e chutou de pé esquerdo para grande defesal de Martinez.

Once Caldas recua e passa a atuar atrás da linha da bola
Preocupado com a produção colorada, o treinador colombiano promoveu uma mudança na equipe ainda na primeira etapa. Aos 33min, saiu Henao e entrou Alvarez, para reforçar a marcação no meio-campo.

Segundo tempo com mais equilíbrio
Depois da pressão sofrida nos primeiros minutes de jogo, os colombianos avançaram e tentaram achar espaços na base do toque de bola. Aos 15min, entrou o atacante Beltran e saiu Cuero, numa tentativa de se jogar ao ataque e buscar o empate em território brasileiro. Três minutos depois, Marcos Aurélio entrou no lugar de Dagoberto, no Inter.

Na bola aérea, defesa segura ataque adversário
Com a entrada de Beltran, os colombianos trataram de apostar na bola aérea. Foram diversos cruzamentos para a grande área colorada. Muriel, Índio e Moledo ganhavam todas pelo alto.

Sem sucesso na tentativa de entrar na área, os colombianos tentaram os chutes de média distância.
Aos 38min, Nuñez chutou com perigo ao lado do gol. Aos 39min, saiu Oscar para a entrada de João Paulo. Um minuto depois, Pajoy deixou o gramado para a entrada de Del Valle. Antes do apito final, Jô substituiu Damião aos 47min. A vantagem para o jogo da volta em Manizales na Colômbia, estava garantida.

Damião marcou e assegurou a vantagem colorada.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 1 X 0 ONCE CALDAS

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti; Guiñazu, Oscar (João Paulo) e D´Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião (Jô). Técnico: Dorival Júnior.

ONCE CALDAS: Martinez; Ramos, Amaya, Acosta e Cassierra; Rivas, Henao (Alvarez) e Gonzalez; Pajoy (Del Valle), Cuero (Beltran) e Nuñez. Técnico: Pompilio Páez.

GOL: Leandro Damião, aos 12min do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS: Cassierra, Acosta, Henao (OC) Oscar (I).

ÁRBITRO: Martin Vazques.

AUXILIARES: Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (Uruguai).

PÚBLICO: 33.058 (29.419 pagantes). Renda: R$ 908.795,00.

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter