Sorteio define a primeira rival de Maria Portela em Londres

Aconteceu na manhã de hoje em Londres o sorteio das chaves da competição de Judô nos Jogos Olímpicos que iniciam oficialmente nesta sexta (27) na capital inglesa.

 

A atleta da Sopiga que representa Santa Maria terá uma velha conhecida como adversária no primeiro confronto. Trata-se de Yuri Alvear que atualmente ocupa a 14a. colocação no ranking da Federação Internacional de Judô. O encontro acontece na Arena Excel no dia primeiro de agosto.

A última luta entre as duas aconteceu no Panamericano de Montreal em maio. Na semifinal a brasileira venceu por um wazari de diferença e depois conquistou o ouro diante da cubana Onix Cortes.

Alvear foi campeã mundial em 2009. Já a gaúcha Maria Portela é a sexta no ranking mundial e compete com outras 21 judocas na categoria até 70 kg.

Maria Portela (C) com a equipe brasileira devidamente credenciada para os Jogos. Foto: Arquivo pessoal

Apenas Brasil, França e Japão classificaram a equipe completa para os Jogos de Londres (14 atletas) pelo ranking mundial. Se fosse permitido levar mais de um representante por país por categoria, o Brasil teria 20 judocas em Londres. Além dos 14 confirmados, Breno Alves (60 kg), Luiz Revite (66 kg), Flavio Canto (81 kg), Hugo Pessanha (90 kg), Leonardo Leite (100 kg) e Daniel Hernandes (+ 100 kg) encerraram o período de classificação dentro da zona de ranqueamento.

O judô é o único esporte no Brasil que conquista medalhas há sete Olimpíadas de maneira consecutiva. (Los Angeles 84, Seul 88, Barcelona 92, Atlanta 96, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008).

O Brasil soma 15 pódios olímpicos: 2 ouros, 3 pratas, 10 bronzes e é o esporte mais vitorioso do país na competição.

A primeira medalha feminina foi conquistada em 2008 por Ketleyn Quadros. A Raçudinha dos Pampas que inciou sua trajetória no esporte através do Projeto Mãos Dadas conduzido pela professora Aglaia Pavani aqui em Santa Maria está na Inglaterra desde o dia 17 na cidade de Sheffield em preparação com a equipe brasileira. A judoca de 24 anos é cabeça-de-chave e será uma dos nove atletas estreantes nos Jogos e vai em busca da segunda medalha feminina brasileira na história dos Jogos Olímpicos.

Confira as chaves do torneio em Londres.

 

Leia também:

A cidade está pronta para a luta

Maria Portela treina antes da estreia em Londres

Motovelocidade: Para acelerar ainda mais forte

 

 

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter