Primeiro ouro brasileiro sai no Judô

Sarah Menezes conquista o primeiro ouro para o Brasil - Foto: Site UOL

O Brasil começa a caminhada nos Jogos de Londres com uma medalha de ouro. A judoca Sarah Menezes, 22 anos, bate a romena Alina Dumitru, campeã em Pequim. A brasileira venceu na categoria até 48kg com uma bela luta.

Sarah Menezes conquista o primeiro ouro para o Brasil - Foto: Site UOL

Sarah dominou o tempo todo a adversária e mostrou superioridade. A atleta brasileira começou atacando e buscando os melhores golpes. A adversária só se defendia até que foi penalizada por falta de combate. Mesmo com a vantagem, a judoca do Brasil seguiu atacando e ainda fez um Yoko e um Wazari. A romena não conseguiu encaixar nenhum golpe e ficou com a medalha de prata.

A atleta piauiense é a terceira colocada no ranking mundial, disputou sua segunda Olimpíada e conquista o título da categoria ligeiro, a mais leve do judô. Sarah já havia vencido a adversária da final em outras três oportunidades, a mais recente havia sido no Grand Slam de Moscou, onde a brasileira foi campeã.

A outra medalha dessa primeira manhã de competições no Judô foi para Felipe Kitadai, que fez sua estreia em Olimpíadas. O atleta venceu o italiano Elio Verde, e ficou com a medalha de bronze na categoria até 60kg. A luta terminou empatada e no Golden Score, o atleta brasileiro finalizou o adversário, com um Yoko. Felipe é o 14º do ranking da categoria e não estava entre os favoritos.

O Judô é uma das esperanças de trazer várias medalhas para o país. Com tradição em Olimpíadas, o esporte já conquistou 15 medalhas ao longo da história e chega a Londres com atletas em todas as categorias. Entre os atletas, apenas quatro não estão entre os dez melhores do mundo em seus respectivos rankings.

A meta inicial do Comitê Olímpico Brasileiro era de trazer ao menos quatro medalhas para o Brasil. Mas depois de um grande primeiro dia, com duas medalhas, a esperança aumenta. Com vários atletas de renome, como Leandro Gulheiro, bronze em Atenas e Pequim e Mayra Aguiar atual melhor do mundo na categoria até 68kg, a Confederação Brasileira de Judô gera grande expectativa para a sequência para o próximos dias de competição.

O Brasil volta aos tatames neste domingo, em outras duas categorias. No masculino Leandro Cunha disputa a categoria até 66kg e no feminino Érika Miranda disputa busca uma medalha no peso de até 52kg.

Leia também:

Automobilismo: Domingo para acelerar no Autódromo

Amador: Sábado de decisões na 26ª Copa Prefeito de Veteranos

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter