Brasil vence a Suécia com gols e Damião e Pato

Leandro Damião comemora o primeiro gol da seleção brasileira. (FOTO: Mowa Press)

Depois da prata nas Olimpíadas de Londres, a seleção brasileira voltou a campo na tarde desta quarta-feira (15), tentando esquecer a derrota para o México na final olímpica. A partida amistosa contra a Suécia, em Estocolmo, homenageou a conquista da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil venceu a Suécia por 5 x 2, com um golaço do garoto Pelé.

A partida marcou também a despedida do Estádio Rasunda, palco daquele jogo memorável para os brasileiros, que será demolido despois do jogo festivo desta quarta. Antes da bola rolar, foram homenageados os campeões mundiais de 1958: Pelé, Mazzola, Zito e Pepe.

Time brasileiro que conquistou a Copa do mundo de 1958: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi, , Garrincha, Vavá , Pelé e Zagallo. (FOTO: Confederação Brasileira da Futebol)

O jogo

Com uma camisa comemorativa azul, similar à usada no primeiro título mundial, o Brasil começou a partida com mais posse de bola que os suecos. Neymar chegou a balançar as redes aos 19 minutos, depois de Oscar acertar a trave direita do goleiro Isaksson, o camisa 11 apenas completou, mas o auxiliar não validou o gol legal.

Aos  31, o time de Mano Menezes conseguiu achar um espaço na bem postada defesa da Suécia. Neymar cruzouda esquerda para Leandro Damião. O camisa 9, fez o que de melhor sabe, de dentro da pequena área cabeceou firme para o gol. Brasil 1 x 0 Suécia.

Os suecos chegaram com perigo aos 42, Berg tabelou com Toivonen e apareceu livre na cara de Gabriel. O goleiro brasileiro fez uma grande defesa e salvou o que seria o gol de empate. O árbitro da partida, Viktor Kassai,  ainda deu um minuto de acréscimo e terminou assim a primeira etapa no Estádio Rasum.

Time que venceu a Suécia por 3 x 0, homenageando a seleção de 58, com camisas retrô. (FOTO: Mowa Press)

Segundo tempo

Na segunda etapa a seleção começou com a mesma disposição. O fechado time da Suécia parecia gostar do placar como estava, se mantendo no setor defensivo e esperando os brasileiros errarem para criar alguma oportunidade. O Brasil criava suas melhores chances em bolas paradas e chutes de longa distância, com Neymar e Leandro Damião.

Com as trocas realizadas pelos dois técnicos a partir dos 18 minutos, o jogo começou a ficar mais aberto. E quando perecia que o jogo iria terminar com o mesmo placar do primeiro tempo, Alexandre Pato, que entrou aos 29, mudou os números finais.  Em apenas dois minutos o atacante do Milan fez dois gols e decretou a vitória brasileira.

Aos 38, após receber um passe dentro da pequena área de Daniel Alves, Pato mandou de cabeça para o gol, fazendo 2 x 0 para o Brasil. Em seguida, aos 40, Ramires puxou um contra-ataque rápido pelo meio do campo e lançou Pato, que foi derrubado dentro da área, pênalti para o Brasil. Para a cobrança, ele mesmo se encarregou de cobrar  e reverter.

Placar final em Estocolmo, Brasil 3 x 0 Suécia. Com gols de Leandro Damião e Alexandre Pato, o Brasil se despediu do Estádio Rasum, onde Pelé, Garrincha e Cia encantaram o mundo e conquistam a copa pela primeira vez em 1958.

 

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 3 X 0 SUÉCIA

BRASIL: Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho (Sandro), Ramires e Oscar (Hulk); Neymar (Lucas) e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes

SUÉCIA: Isaksson; Larsson, Granqvist, Olsson e Safari; Wernbloom, Holmen, Elm (Svensson) e Wilhelmsson (kacanikilic); Marcus Berg (Husén) e Toivonen. Técnico: Erik Hamrén

GOLS: Leandro Damião ( aos 31 do 1ºT) e Alexandre Pato (aos 38, e aos 39 de pênalti, no 2ºT)

CARTÃO AMARELO: Sebastian Larsson e Wernblom (S), Thiago Silva (B)

 ÁRBITRO: Viktor Kassai (Hungria)

 AUXILIARES: Robert Kispal (Hungria) e Tibor Vamos (Hungria)

 LOCAL: Estádio Rasunda, Estocolmo (Suécia).

Leia também:

Bertagnolli se prepara para a segunda etapa do Moto GP e chega terceiro em prova na capital federal

Valmir Tarciso da Rocha é vice-campeão brasileiro de levantamento de peso

AVF realizou Fórum de Voleibol

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter