Surf superação + Pedro Scooby e o mega swell + Uma era monumental

ALOHA! Um capixaba tem dado o que falar. Determinação  tem sido sua principal característica, isso porque Derek Rabelo, 19 anos, surfa muito, mesmo sem enxergar.

Derek Rabelo e Alejo Muniz . Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com

Nascido em Guarapari, Espírito Santo, Derek sempre teve contato com o mar, mas foi a dois anos que criou coragem para experimentar o esporte das ondas. A família é toda envolvida com o surf, tanto que o pai Ernesto Rabelo colocou o nome do filho por causa da admiração pelo ídolo havaiano Derek Ho. Se ele escolheu o surf? Também. Mas o surf também o elegeu. Só por essa troca foi possível chegar aonde ele quis estar: Pipeline, Havaí.

Koa, Derek e Makua em Pipe. Foto: Bruno Lemos/ Lemosimages.com

Sem a visão, que nos parece tão essencial para o drop, Derek teve que aguçar ainda mais os outros sentidos, como a audição e o tato. Passou diversos perrengues, tomou inúmeras vacas, mas com fé, determinação e aquela ajudinha do destino, desembarcou no North Shore. Como recebeu a ajuda dos locais que dominam o pico, Derek surfou direitinho, quebrou a vala e o pré-conceito. Saiu ainda mais fortalecido, tanto na crença quanto no surf.

Derek Rabelo curte a onda rebocado por Carlos Burle. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com

Disso tudo, saiu a produção independente de Bruno Lemos e Luiz Werneck, o documentário “Além da Visão”. Ele relata as dificuldades encontradas pelos deficientes visuais no mundo, alémdo surf do Derek no Havai e Brasil. Eu o conheci no Rio, em maio, e posso dizer que ele manda muito bem e que merece o nosso respeito pela coragem e dedicação. Aqui o trailer do documentário:

http://vimeo.com/48790070

Ficha técnica

Direção Bruno Lemos e Luiz Werneck.

Produção Executiva Carlos San Felice e Raquel Rache.

Produção Claudia Lemos, Lika Maia e Jose A. Muleta.

Imagens adicionais Paulo Barcelos, Ilan Freitas, Dell Gama e Magnum Oliveira .

Roteiro Milena Zumback e Luiz Werneck.

Facebook oficial Além da Visão

 

Pedro Scooby e a “best surf trip”

“Uma das melhores viagens de surf da minha vida.” É isso que disse o surfista Pedro Scooby ao voltar para o Rio de Janeiro depois de viajar para o México em busca de boas ondas. Aliás, não só boas ondas, mas poderosas ondas, pois encostava na costa do Pacífico o maior swell do ano. Tubos, sol, três dias de altas e diversão entre Pedro e os mestres Carlos Burle, Maya Gabeira e Felipe Cesarano. Abaixo uma sequencia de fotos do surf:

Pedro Scooby no poderoso swell no México. Foto: Divulgação Pedro Scooby/ Arquivo

 

Pedro Scooby encarando a bomba de água. Foto: Divulgação Pedro Scooby/ arquivo

 

Uma era monumental

Falando novamente sobre documentários,  me permito fugir um pouco dos esportes radicais. Passando pelo futebol, venho aqui divulgar um trabalho super bem feito e bacana sobre o Estadio Olimpico Monumental, local que deixará de ser a casa do Grêmio, mas que marcou a história do clube por mais de meio século. O doc conta com entrevistados de peso como Mazaropi, Tarciso Flecha Negra, Cacalo, Paulo Sant’ana, Ruy Carlos Ostermann, Hélio Dourado, Danrley, Paulo Odone, entre outros.

“Uma Era Monumental” é uma produção do site Travinha Esportes em parceria com a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=S9BI7xnnc1w[/youtube]

Ficha Técnica:
Roteiro e Reportagem: Marcus Von Groll e Rafael Kehl
Imagens: Marcus Von Groll, Vinicius Vargas e Pedro Farias
Imagens de Apoio: Memorial Herminio Bittencourt
Edição: Vinicius Vargas e Marcus Von Groll
Direção: Marcus Von Groll
Supervisão: Luiza Carravetta
Realização: Travinha Esportes (www.travinha.com.br) e Unisinos (www.unisinos.br).

 

Laís Bozzetto é jornalista especialista em Jornalismo Esportivo pela UFRGS. Residente na capital gaúcha há um ano, Laís já trabalhou com diversas modalidades, inclusive com futebol, mas é apaixonada por esportes radicais, praia e modalidades que envolvam a natureza. Já cobriu alguns dos principais campeonatos de surf e é ela quem vai estabelecer a Conexão Radical do Esporte Sul. Aloha!