Grêmio empata e tem posição ameaçada

Com o empate em 1 x 1 com o Bahia neste sábado (27), o Grêmio está cada vez mais distante de cumprir a sua meta de alcançar os 74 pontos no Campeonato Brasileiro de 2012. O resultado da partida no Estádio Pituaçu em Salvador colocou o time gaúcho em risco e agora o confortável terceiro lugar na tabela, pode estar ameaçado pelo São Paulo, quatro colocado que chegou a 58 pontos.

Grêmio empata pela quarta vez seguida - Foto: Romildo de Jesus / Lancepress

Opinião EsporteSUL (por Evandro Sturm)

O Bahia começou os primeiros minutos de jogo pressionando o tricolor que teve muita dificuldade para avançar com a bola. Aos 16 minutos, o Grêmio conseguiu chegar ao ataque, depois de um cruzamento na área de Pará, mas Marcelo Moreno chegou atrasado para concluir. Até os 35 minutos de partida o time gremista estava apático em campo. Não esboçava uma jogada que empolgasse e limitava-se a tocar a bola sem muita criatividade, em grande parte no campo de defesa.

Com o Bahia jogando em casa e com o apoio da torcida era esperado que saísse para o ataque e criasse espaços para o time de Vanderlei Luxemburgo jogar. Mas até quase o final da primeira etapa, o time baiano marcou em cima e não permitiu espaços e empurrou o meio campo do Grêmio para o campo de defesa. Até o goleiro Marcelo Grohe trocou passes com os jogadores da defesa.

Aos 41 minutos, a zaga do time gaúcho sucumbiu a pressão baiana. Após um cruzamento da esquerda, Werley afastou mal e a bola acabou sobrando para Jones bater cruzado. Gabriel se antecipou ao goleiro e completou para o gol. O Bahia abriu o placar, mas não soube segurar o resultado. Depois de Marcelo Moreno dividir com a zaga, a bola sobrou para Elano que chutou de fora da área. Lomba espalmou mal e Kleber aproveitou para empatar aos 43 minutos. O placar permaneceu igual até o final da primeira etapa.

O Grêmio adotou uma postura diferente no início da etapa complementar. Com marcação mais adiantada, conseguiu evitar a pressão do Bahia. Até os 15 minutos a partida era igual para os dois lados, as duas equipes criaram algumas chances e estavam mais abertas para o jogo. Logo após entrar no lugar de Marcelo Moreno, Leandro perdeu um gol na frente do goleiro do Bahia, ele se atrapalhou ao dominar a bola e desperdiçou a melhor chance do Grêmio até os 20 minutos do segundo tempo.

Aos 36 minutos o Bahia criou uma boa chance com de gol. Após um lançamento na área Elias chutou forte e Marcelo Grohe teve que fazer uma grande defesa para salvar o Grêmio. Nos últimos 10 minutos de jogo as duas equipes estavam cansadas e criaram pouco, dando a impressão que o resultado em 1 X 1 era satisfatório. Mais uma vez o Grêmio perdeu a oportunidade de conquistar três pontos importantes e viu o São Paulo encostar. Quarto colocado, o time paulista está apenas dois pontos atrás, mas com uma vitória a mais que o tricolor.

Agora já são quatro empates seguidos, dando ao Grêmio o titulo de time que mais empatou no segundo turno do Brasileirão 2012. Com este retrospecto vai ser muito difícil a equipe de Vanderlei Luxemburgo conseguir manter a vaga no G-4 e na Libertadores de 2013. O Tricolor tinha uma meta de alcançar 37 pontos na segunda fase da competição, mas para chegar ao propósito precisa realizar uma missão quase impossível, vencer as próximas 5 partidas que irá disputar.

BAHIA 1 X 1 GRÊMIO

BAHIA
Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fabinho, Hélder e Diones; Gabriel (Jéferson) , Jones (Elias) e Souza. Técnico: Jorginho

GRÊMIO
Provável escalação: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos (Marco Antônio) e Elano(Léo Gago); Kleber e Marcelo Moreno (Leandro) . Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio

AUXILIARES: Marcelo Carvalho Van Gasse e Guilherme Dias Camilo

GOLS: Gabriel (B, 41min/1ºT) ; Kleber (G, 43min/1ºT)

CARTÕES AMARELOS: Titi, Jones e Souza (B); Pará, Kleber e Leandro (G)

LOCAL: Estádio Pituaçu

Leia também:

Ulbra perde e agora briga pelo bronze

Ulbra termina a primeira fase das Olimpíadas Universitárias com 100% de

Ulbra volta a vencer e encaminha a classificação nas Olimpíadas

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter