O show do futsal vai começar

Representantes das 65 equipes acompanharam o sorteio dos grupos - Foto: Vinicius Ferreira/EsporteSUL

Na noite da última quinta-feira, 25 de outubro, foi dada a largada para a temporada de futsal na cidade. O congresso técnico do Campeonato Citadino e da Taça Santa Maria, organizado pela Liga Santamariense de Futsal,  foi ministrado pelo Professor Erony Paniz Júnior, no auditório da Prefeitura Municipal. O sorteio dos confrontos e a divulgação das datas e horários dos jogos, contaram com a presença dos responsáveis pelos 65 times que irão disputar as competições.

Paniz ministrou o congresso técnico - Foto: Vinicius Ferreira/EsporteSUL

Com algumas novidades em relação ao ano passado, o final de 2012 promete muita emoção e grandes disputas de futsal em Santa Maria. O tradicional Campeonato Citadino, agora será acompanhado, de forma simultânea pela Taça Santa Maria. A ideia da organização da competição é propiciar mais jogos e uma fórmula diferenciada e mais dinâmica aos times inscritos. Todas as equipe integrantes do Citadino terão, sem custo adicional, o direito de disputar a taça.

Em relação às categorias que disputam as duas competições, foram dadas da seguinte forma. Os 65 times foram divididos em 6 classes: Mirim Sub 13, Infantil Sub 15, Sub 17, Veteranos, Feminino e Adulto masculino.

Campeonato Citadino

Uma das mais clássicas competições de futsal da cidade inicia, nesta segunda-feira, 29 de outubro, com três partidas. O primeiro jogo terá o atual campeão Marista Santa Marta enfrentando o Águia Negra. Além da partida inaugural, dois confrontos marcam o primeiro dia do Campeonato. A Ferroviária enfrenta o Juventus e o União Independente pega o Tuiuti. O Ginásio do Oreco será o palco da estreia do Citadino de 2012.

Confira como serão os formatos de disputa de cada uma das categorias:

Mirim Sub 13 – Serão oito times divididos em dois grupos e os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal.

Infantil Sub 15 - Serão oito times divididos em dois grupos e os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal.

Sub 17 - Serão oito times divididos em dois grupos e os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal.

Veterano – Os seis times inscritos jogarão entre si e os quatro melhores fazem a etapa semifinal.

Feminino – As nove equipes foram divididas em três grupos. As duas melhores de cada chave se classificam para dois triangulares. Na terceira fase, os dois melhores de cada triangular farão as semifinais.

Adulto Masculino – Os 26 times foram divididos em sete grupos (5 grupos com 4 times e 2 grupos com 3 equipes). Os dois melhores de cada chave e dois terceiros com melhor campanha se classificam para a disputa das oitavas de final.

Representantes das 65 equipes acompanharam o sorteio dos grupos - Foto: Vinicius Ferreira/EsporteSUL

Taça Santa Maria

O diferencial dessa nova competição é o estilo no formato mata-mata. O sorteio indicou os confrontos da primeira fase em cada categoria. Os times derrotados vão sendo eliminados e os vencedores avançam. A data definida para a disputa da Taça Santa Maria foi definida para todas as quartas-feiras, iniciando já no dia 31 de outubro. Serão seis jogos por semana, sendo três no Ginásio do Oreco e outros três no Ginásio do Guarani Atlântico.

Além da data definida para a Taça, os amantes de futsal poderão conferir jogos em mais 5 dias da semana. O domingo será destinado para as disputas das categorias Mirim Sub 13 e Infantil Sub 15. Já as partidas do Sub 17, Veterano, Feminino e Adulto masculino serão divididas entre segundas, terças, quintas e sextas-feiras. O sábado será o único dia de descanso semanal.

No congresso, Paniz anunciou a parceria com o EsporteSUL, que será o responsável pela divulgação e cobertura dos campeonatos. Os atletas, dirigentes e o público poderão conferir todos os resultados e as tabelas atualizadas depois de cada rodada. Os grupos e os confrontos estão nas tabelas a seguir:

 

Leia também:

Copa Oreco de Futsal conheceu seus campeões

Universitário está na final da Copa RS Fechamento

Handebol da Ulbra conquista o bronze nas Olimpíadas Universitárias

 

 

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter