Messias Félix + Billabong Pipe Masters + Mental Session + PET Surf em Garopaba + Filipe Toledo e o aéreo

 

 

Aloha!

 

A noticia não é tãããão nova assim… Na realidade é do último final de semana, mas vale pela importância, não só para o surf, mas também para esse atleta que sempre demonstrou força de vontade, foco e , claro, talento. Parabéns ao  cearense Messias Felix, surfista que tive o prazer de conhecer na Praia da Vila, Imbituba, Santa Catarina, pelo seu Bi Campeonato  Brasileiro de Surf.

Messias Felix

Messias Felix é bi campeão brasileiro de surf. Foto: Basilio Ruy

 

Danger!  It’s Pipeline…

O vídeo irado produzido por Michael Leck mostra dias clássicos em uma das bancadas de coral mais amedrontadoras do mundo.  Nessa temporada em Pipe podemos ver as grandes e constantes ondulações do North Shore de Oahu, Pipeline e Backdoor, provando todo o power das ondas do pico.

http://mpora.com/videos/AAdcdbmq34ai

 

 

 

Falando em Pipeline…

Medina e Miguel Pupo são o Brasil no Havai! O campeonato que tá pegando fogo na gringa vai ter os brasucas abrindo o último dia da etapa que fecha o ASP Tour no Havaí. A quarta fase  terá a disputa do Gabriel Medina  com o australiano Josh Kerr e com Kelly Slater , além da briga entre Miguel Pupo, o australiano Yadin Nicol e do local Shane Dorian. As baterias devem começar entre as 14h e 15h de hoje (quarta, 12/12/12) ao vivo pelo website:  http://vanstriplecrownofsurfing.com/billabongpipemasters2012/live

Todos na torcida pelos brasileiros!


Championship: Estão rolando dias de ondas fantásticas em Pipeline. No domingo rolaram belas direitas do Backdoor, que também formavam tubos espetaculares, em um dia de muitas decisões no Billabong Pipe Masters. Só que a disputa pelo título mundial ficou só entre Joel Parkinson e Kelly Slater. Já o surfista Sebastian Zietz(foto abaixo) é o novo campeão da Tríplice Coroa Havaiana.Ele barrou o campeão da Tríplice do ano passado, o havaiano John John Florence.

Gabriel Medina brilhou mais uma vez e prova porque é um dos melhores surfistas brasileiros da atualidade.  Ele bateu os recordes do campeonato nos tubos que surfou em Pipe, mostrando muito estilo, fluidez e segurança.  Medina agora pode até conseguir um lugar no seleto grupo dos top 5 do ranking mundial na sua primeira temporada completa no ASP Tour. Ele tira o também paulista Adriano de Souza dessa lista se ganhar mais uma bateria em Pipeline. E tem duas chances para isso. A primeira é nessa próxima bateria contra Kelly e Joss. Caso não consiga, já que Slater também vai querer a vitória a qualquer custo porque lhe garante a liderança na corrida pelo título mundial do ASP Tour 2012, tem outra na repescagem.

Gabriel Medina no segundo dia de Pipe Masters. Foto: ASP/divulgação

BRASIL NO WCT 2013 : Quem também tentava se manter na elite dos top-34 era o cearense Heitor Alves. Ele precisava de um nono lugar no mínimo. Contudo, Heitor não achou as ondas, cometeu interferência na primeira que pegou, sendo batido pelo defensor do título em Pipeline, Kieren Perrow.

Miguel Pupo nas ondas de Pipe. Foto: ASP Handout

Cinco brasileiros se classificaram para os top-34 do WCT 2013. São eles: os paulistas Adriano de Souza, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Filipe Toledo e o catarinense Alejo Muniz. O carioca Raoni Monteiro pode ser o sexto, se receber um dos dois wildcards (convites) que a ASP reserva para os atletas que se contundiram durante a temporada, como ele.

* Não podia deixar de colocar aqui a foto de um dos meus maiores ídolos no surf . Sem falar que ele é homenageado  em Pipe. RIP Andy Irons!

 

Prancha ecológica em Garopaba

Se essa ideia pega… É que vai rolar no próximo sábado dia 15 de dezembro em Garopaba, Santa Catarina, o 1º encontro PET Surf do Brasil. Idealizado pelo gaúcho Jairo Lumertz e sua namorada Carolina Scorsin, o evento reunirá pranchas feitas a partir de garrafas PET , tendo como objetivo conscientizar os surfistas sobre a importância da preservação da nossa linda mãe natureza.

O casal que é super envolvido com o incentivo ao surf e a educação ambiental por meio do projeto Prancha Ecológica, desenvolveu no último mês de outubro uma maratona de oficinas em escolas, associações de surf e surf-shops em vários estados. A viagem foi um grande sucesso e a dupla apresentou o trabalho para nomes como Maicon Rosa, Marcelo Saporski, Jihad Khodr, Juca Barros, Rico de Souza, Carlos Burle, Angela Bauer, Andrea Lopes, Eraldo Gueiros, Zecão de Ubatuba, entre outros. Com a prancha aprovada pelo grupo seleto de feras do esporte, eles acreditam que o surf ecológico irá dar a oportunidade para crianças carentes.

Para o evento de sábado na Garopa, o tricampeão brasileiro Peterson Rosa já garantiu presença. Parabéns a todos!

 

 

Mental Session: a batalha de vídeos

Começou  na segunda-feira a votação online para o campeonato de vídeos da Mental Session. A batalha entre grandes nomes do surf profissional brasuca elege os melhores vídeos com um prêmio de R$ 7 mil . Além da premiação em dinheiro, os dez melhores vídeos integram o filme Mental Session ao final da disputa.

Se você quer participar basta entrar no site da Mentalvideos.tv e escolher o seu.

 


O Mental Session conta com patrocínio da Rusty, Evoke e Nivana. A divulgação é da Fluir e do Waves.

 

Filipe Toledo e o aéreo sinistro

O video é do Diego Santos e mostra o novo integrante do WT 2013 apavorando com um aéreo full rotation animal! O paulista Filipe Toledo que participará da elite mundial do surf, já mostra que vai dar muito trabalho na próxima temporada. Se liga no vídeo!

http://mentalvideos.tv/player.aspx?id=2093

 

Mahalo â Nui!

 

Laís Bozzetto é jornalista especialista em Jornalismo Esportivo pela UFRGS. Residente na capital gaúcha há um ano, Laís já trabalhou com diversas modalidades, inclusive com futebol, mas é apaixonada por esportes radicais, praia e tudo que envolva a natureza. Já cobriu alguns dos principais campeonatos de surf e é ela quem vai estabelecer a Conexão Radical do Esporte Sul. Aloha!