Depois de brilharem no Campeonato Brasileiro de Canoagem, irmãos Ribeiro retornam à seleção brasileira em 2013 para buscar a vaga nas Olimpíadas do Rio

Figuras frequentes na seleção brasileira desde 2003, os irmão santa-marienses Givago e Gilvan Ribeiro encerram 2012 com a garantia de integrar o grupo de canoístas brasileiros que iniciam a preparação para a disputa de uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Afastados da seleção por pedido dos próprios atletas para se dedicar a projetos pessoais em Santa Maria e Cachoeira do Sul, onde representam a ACCE (Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia), a dupla brilhou no Campeonato Brasileiro de Canoagem realizado no Mato Grosso do Sul, entre os dias 15 e 16 de dezembro.

Givago e Gilvan voltam a representar o Brasil em 2013. Foto: R7

Mesmo defendendo o clube de Cachoeira, os irmãos Ribeiro não esqueceram dos antigos amigos de caiaque de Santa Maria e firmaram uma parceria que proporcionou a inclusão de nove atletas da equipe da Asena (Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos) no ônibus fretado pela ACCE, todos estreantes em um campeonato nacional.

Iluminados dentro da água, Givago e Gilvan conquistaram 14 medalhas, sendo 7 de ouro 5 de prata e 2 de bronze. O excelente desempenho ajudaram o clube de Cachoeira a conquistar a terceira colocação por equipe.

Dentre os destaques, as provas de k2 (dupla) 1000 m e k2 500 m, que renderam dois ouros aos santa-marienses, que remaram juntos.

Outra prova importante foi o k1 (individual) 500m e k1 200m, onde Gilvan conquistou as medalhas de ouro e prata respectivamente.

 Feliz com as decisões tomadas pela dupla e o consequente sucesso no Brasileiro, que selou a volta dos dois ao selecionado nacional, Gilvan aguarda o anúncio oficial por parte da Federação, que deve ocorrer no início de janeiro.

- O nosso principal objetivo no campeonato brasileiro então, era conquistar a vaga para retornar para seleção em 2013, já que as provas individuais eram seletivas para o time. A lista oficial dos classificados ainda não saiu, mas já sabemos de antemão (pela soma dos pontos) que ambos estamos classificados e eu conquistei o primeiro lugar no ranking nacional. - comemorou o canoísta que também é estudante de Jornalismo.

Ao total, foram disponibilizadas 7 vagas na categoria principal (sênior). O critério de classificação foi a soma dos pontos nas provas individuais. K1- 1000m, 500m e 200m.

Gilvan e Givago. Foto: R7

Sobre a Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), liderada por eles, a participação foi além do esperado pela equipe que estreou em torneio nacional.

 - A equipe da Asena está em atividade  há exatamente um ano e com essa participação no campeonato brasileiro, nós quebramos um jejum de 8 anos que uma equipe de Santa Maria não participava do nacional. No fim os resultados foram expressivos e superou até mesmo as nossas expectativas. - destacou Gilvan.

No total foram sete medalhas conquistadas pelos jovens da Asena: 4 de ouro, 1 prata e 2 de bronze.

Responsável por levar o time de Santa Maria ao Campeonato Brasileiro, a ACCE de Cachoeira do Sul cresce na canoagem brasileira

Desde junho do ano passado os irmãos Ribeiro passaram a representar o Clube de Cachoeira do Sul. De lá, partiu a oportunidade para a canoagem santa-mariense voltar a atuar em competições nacionais.

- Essa parceria foi importante para que a equipe da Asena pudesse participar do campeonato nacional, já que não encontramos apoio público em Santa Maria. - desabafou o atleta que deu suas primeiras remadas na barragem do DNOS.

A ACCE teve sua segunda participação no campeonato nacional este ano e todo amparo técnico é feito pelos irmãos Ribeiro desde a firmação desta parceria.

- No ano passado conquistamos a nona colocação por equipe e neste ano ficamos com o troféu de terceiro colocado, apenas 5 pontos do segundo. - finaliza o atleta.

Leia também:

Canoístas de Santa Maria dão show na Argentina

Remando em novas águas

Por quatro décimos...

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter