Conheça os indicados ao Prêmio EsporteSUL na categoria revelação do ano

A série de reportagens sobre o Prêmio EsporteSUL, traz hoje os indicados na categoria revelação do ano. Mesmo com alguns concorrentes com uma boa experiência em suas modalidades, foi em 2013 que todos atingiram seus principais resultados representados clubes ou equipes de Santa Maria. Conheça abaixo um pouco mais sobre os treinadores Guilherme Ruy, Lucas Bello e Daniel Sachs, e também sobre o lutador Bruno Guimarães e o runninback Lucas Zanon.

Abrindo a lista dos indicados à revelação em 2013 está um dos principais nomes da Sociedade Esportiva Novo Horizonte. Guilherme Villany Ruy está ao lado do Novo Horizonte, equipe que é referência nas categorias de base no estado e no país, desde o seu início. Filho de Roberto Juscelino Ruy, presidente e o grande criador do projeto, Guilherme foi jogador da equipe santa-mariense antes de passar para fora das quatro linhas. Foi em 2004, no mesmo ano em que também atuou como preparador físico das categorias de base do Inter-SM, que Guilherme comandou a sua primeira equipe do Novo Horizonte. As primeiras orientações foram para as categorias iniciais, de futsal e campo. Passados nove anos de inúmeros títulos e comemorações, Guilherme Ruy é hoje além de treinador das equipes sub-14, sub-15 e sub-16, coordenador geral do Novo Horizonte. Em 2013, o técnico comandou as três categorias no Campeonato Estadual, mas foi na Copa Coca-Cola, com o time sub-14, os resultados mais significativos. Depois de ganhar a fase estadual e nacional, a equipe de Guilherme Ruy se garantiu na grande final da competição, em Brasília, marcada para o dia 14 de dezembro, contra a Associação Esportiva e Recreativa Tubarão, do Espírito Santo. Partida que é considerada a mais importante da história do Novo Horizonte.

guilherme rui

Guilherme Ruy. (Foto: Arquivo EsporteSUL)

Outro treinador indicado na categoria revelação do ano é o comandante do Atlético Esporte Clube, Lucas Bello Oliveira. Hoje com 27 anos, Lucas está há mais de dez anos nas quadras de futsal. Depois de iniciar como técnico de times escolares, o treinador dirigiu o Correio Oliveira no Citadino de Futsal antes de fazer estágio em um das maiores equipes de futsal do mundo. Em Carlos Borbosa, após o período de estágio, Lucas Bello foi contratado pela Associação Carlos Barbosa de Futsal, a poderosa ACBF, onde ficou por três temporadas treinando as equipes sub-17 e sub-20 e também atuando como preparador físico do time sub-15. Antes de chegar no Atlético, Lucas ainda treinou a equipe de Tupanciretã no Estadual. Em 2010 criou o projeto do Galo Doido e desde então vem conquistando grandes resultados a cada ano. Em 2013, Lucas foi o responsável pelas equipes sub-15, sub-17 e sub-20 no Campeonato Estadual. Com a equipe sub-20, Lucas fez história ao levar o Galo Doido entre as oito melhores equipes do estado. No Citadino de Futsal também colecionou títulos com a equipe alvinegra.

lucas bello

Lucas Bello. (Foto: Eduardo Ramos/EsporteSUL)

Da Combat Guerreiros Thay, Bruno Guimarães, apenas 19 anos, aparece como uma das revelações da temporada. Desde os 17 anos seguindo os ensinamentos do professor Carlos Garda no Muay Thai, a relação de Bruno com as lutas começou bem antes, apenas com nove anos, quando começou a praticar o kung-fu. Foi então que em 2011, após uma aula experimental, que o atlete teve o sue primeiro contato com o boxe tailandês. Em dois anos de Guerreiros Thay, após ser vice-campeão gaúcho e vice-campeão da Copa RS em 2012, Bruno garantiu o título do Desafio Regional de Muay Thai e no Coliseum Fight em 2013.

bruno

Bruno Guimarães. (Foto: Arquivo Pessoal)

Já do futebol americano, da equipe que representa Santa Maria no estado e no país, está o runninback Lucas Zanon que em 2013 rompeu as barreiras do esporte. Adepto da bola oval desde os 13 anos, quando surgiu o Soldiers, Lucas, que é irmão de defensive end Vinicius Zanon que já foi convocado para treinos com a seleção brasileira, logo começou a atuar pelo time principal. Após formar uma equipe sub-16, o caçula da família Zanon foi integrado ao time principal em 2010 e esteve na equipe na conquista dos dois títulos gaúchos (2011 e 2013) como runningback. Mas foi em outubro deste ano que veio a grande conquista para Lucas. O atleta foi confirmado para participar no FAF World Development Team Camp, treinamento que reunirá promessas do esporte na Academia IMG em Bradenton, no estado norte-americano da Flórida, entre os dias 4 e 11 de janeiro de 2014. Lucas foi indicado ao lado de aproximadamente 70 jogadores nascidos entre 94 e 97 de todo o Brasil. Em 2014 Zanon estará entre os melhores do planeta.

Lucas Zanon

Lucas Zanon. (Foto: Arquivo EsporteSUL)

Fechando a lista dos indicados, mais um treinador de futsal. Daniel Sachs, com 31 anos, atualmente é o treinador do América/Sant’Anna/ATC. Antes de virar “professor”, Daniel esteve dentro das quadras como jogador onde participou do Gauchão de Futsal Série Prata. Foi na época da faculdade que Daniel passou a treinar a equipe da Escola Edson Figueiredo. Já em 2007 o treinador passou a dirigir as escolinhas do Colégio Sant’Anna até chegar as equipes de futsal. Em 2009, ao lado de um colega, fundou o América. No ano seguinte Daniel foi o responsável por fechar uma parceria com o Colégio Sant’Anna e posteriormente com o Avenida Tênis Clube. Na atual temporada, o treinador guiou as equipes do América no Campeonato Estadual e levantou o título da Liga Fronteira de Futsal com o time sub-15, além das conquistas no Citadino de Futsal e Copa Oreco.

daniel

Daniel Sachs. (Foto: Arquivo Pessoal)