Dupla Rio-Nal conhece seus adversários na Divisão de Acesso

Os caminhos da dupla Rio-Nal na Divisão de Acesso 2014 foram traçados. Na tarde desta segunda-feira, dia 16, foi realizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, o congresso técnico da competição, que acontece de 22 de fevereiro à 8 de junho. Na oportunidade, com a presença de dirigentes de todas as equipes participantes, ocorreu o sorteio das chaves, a elaboração do carnê de jogos e a divulgação do regulamento.

Clássico Rio-Nal ocorre no dia 1º de março no Estádio dos Eucaliptos. Foto: Diogo Viedo / EsporteSUL
Clássico Rio-Nal ocorre no dia 1º de março no Estádio dos Eucaliptos. Foto: Diogo Viedo / EsporteSUL

Integrante do Grupo A da Divisão de Acesso, o Inter-SM estreia no dia 23 de fevereiro, contra o Glória, de Vacaria, no Estádio Presidente Vargas. Pelo Grupo B, o Riograndense também da o pontapé inicial na competição estadual no dia 23, mas longe de casa, quando enfrenta o Santo Ângelo, no Estádio da Zona Sul. O clássico Rional ocorre no dia 1º de março, na casa esmeraldina.

Ao lado do presidente Heriberto Marquetto, Luiz Claudio Mello, atual vice de futebol, representou a diretoria colorada no congresso e avaliou o sorteio dos grupos:

- Não será fácil, mas o Internacional tem que projetar e vencer seus jogos dentro de casa para buscar a classificação. Temos que superar qualquer tipo de adversidades se quisermos nos classificar.

Pelo lado do Riograndense, o presidente Juliano Leite, o diretor de futebol Antonio Pagliarini e o gerente de futebol Ramiro Guimarães representaram o clube na capital gaúcha. Ramiro Guimarães, assim como Luiz Claudio Mello, também comentou sobre a definição das chaves:

- Na teoria podemos perceber que o Grupo B é mais forte que o Grupo A. É um grupo que tem os adversários mais tradicionais e com os dois times que caíram recentemente para a segunda divisão estadual. Vai ser uma disputa muito forte dentro do Grupo B.

Quanto ao regulamento, a edição 2014 da Divisão de Acesso segue a fórmula da realizada em 2013. Os 16 times foram divididos em dois grupos de oito equipes. No primeiro turno, os duelos ocorrem entre as chaves. No segundo, os confrontos acontecem entre as equipes do mesmo grupo. A única mudança é na fase eliminatória do certame. Em ambos os turnos, quatro times avançam para as quartas de final, que assim como a semifinal, serão em partida única. As finais seguem em jogos de ida e volta. Os campeões se garantem na Série A 2015 e a terceira vaga será decidida entre os vices de cada turno.

GRUPO A: Inter-SM, Tupi, Riopardense, Canoas, Santo Ângelo, União-FW, Avenida e Panambi.

GRUPO B: Riograndense, Nova Prata, Cerâmica, Glória, Brasil-FAR, Marau, Santa Cruz e Ypiranga.

1ª RODADA DA DIVISÃO DE ACESSO DE 2014 - Dia 22/02

Inter-SM x Glória
Santo Ângelo x Riograndense
Avenida x Ypiranga
União Frederiquense x Santa Cruz
Tupi x Cerâmica
Panambi x Nova Prata
Riopardense x Brasil-FA
Canoas x Marau

REGULAMENTO

- O Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso - agora também chamado Série A2 - será disputado praticamente da mesma maneira da Divisão de Acesso 2013. Os 16 clubes foram divididos em dois grupos de oito cada.

- No primeiro turno, os times do Grupo 1 jogam contra os do Grupo 2 em oito rodadas. Quatro equipes de cada chave avançam às quartas de final e semifinais, que terá jogos únicos na casa do time de melhor campanha. Os dois melhores fazem a final, também em duelos de ida e volta.

- No segundo turno, as equipes jogam umas contra as outras dentro dos próprios grupos, totalizando sete rodadas. Os mata-matas seguem da mesma maneira do Primeiro.

- Os três times de pior campanha na classificação geral são rebaixados para a Série B de 2014.

- Vagas para a Série A1: se os campeões dos turnos forem distintos, os vice-campeões dos turnos decidem a terceira vaga; se os campeões dos turnos forem distintos, mas o vice-campeão for o mesmo, este decide a vaga contra o time de melhor classificação geral; caso o mesmo time ganhe os dois turnos, as vagas restantes serão definidas entre os quatro times de melhor classificação geral (1° x 4° e 2° x 3°).

Por Bruno Tech, 16/12/2013

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter