Em São Paulo, protótipo Pégaso disputa etapa brasileira da Fórmula SAE

A etapa brasileira da Fórmula, organizada pela Sociedade de Engenheiros (SAE), em Piracicaba (SP) que acontece neste final de semana (17, 18 e 19/10) terá mais uma vez um carro produzido pela equipe formada pelo curso de engenharia da UFSM representando a cidade.

Batizado com o nome de Pégaso, o carro tentará levar o time coordenado pelo professor Mário Martins (ex-participante da equipe de Formula SAE da Brunel University e ex-juiz da competição Formula SAE) e acadêmicos da instituição a uma das duas vagas para o mundial que acontece nos Estados Unidos.

O grupo santamariense, vice-campeão nacional em 2012, acabou conquistando o 27º lugar na etapa mundial, realizada em Lincoln, Nebraska, em junho de 2013. Na ocasião o protótipo era o carro Artax.

Na competição nacional os carros são avaliados por especialistas da indústria da mobilidade que examinarão quesitos como concepção técnica, como projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança e também viabilidade comercial como relatório de custos e apresentação do produto.

Os carros serão submetidos também por provas dinâmicas, como o enduro de resistência, em pista de 22 km em condições extremas de severidade para veículos e pilotos com outros 29 carros na categoria combustão.

Sociedade de Engenheiros – SAE
A Sociedade foi fundada em 1991 com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Prótotipo Pégaso que irá correr este final de semana em Piracicaba. Foto: Divulgação/ Formula UFSM

Prótotipo Pégaso que irá correr este final de semana em Piracicaba. Foto: Divulgação/ Formula UFSM

Por Pedro Piegas, em 16/10/2014.

Notícias Relacionadas