Fórmula UFSM conquista o 3º lugar na Formula SAE Brasil

O prótipo Pégaso da equipe Formula UFSM conquistou o terceiro lugar na classificação geral da etapa brasileira da Fórmula SAE Brasil. A competição foi realizada neste final de semana (17, 18, 19/10), em Piracicapa (SP).

Competindo com outros 29 veículos das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil e um da Itália, a equipe de Santa Maria, que é liderada pelo Professor Orientador Mário Martins e composta por 20 integrantes, dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Acústica e Tecnologia em Fabricação Mecânica, da UFSM ficou muito próxima de garantir pela segunda vez a participação no Mundial, que acontece nos Estados Unidos.

Durante os três dias de competição os carros foram submetidos por provas estáticas e dinâmicas, avaliando o desempenho de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que incluiu projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

O projeto Fórmula é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas de conhecimento de Engenharia formula náutica entre estudantes e futuros profissionais.

– A gente se orgulha dessa posição, pois no geral foi terceiro lugar, mas entre as equipes nacionais nós somos o segundo. Em primeiro lugar ficou uma equipe italiana e assim a gente mantém a nível nacional o segundo lugar. E dada o nível que a competição atingiu, só por ficar entre as três primeiros no geral nos satisfaz muito, continuamos num nível extremamente competitivo e ao mesmo tempo nos mostra que conseguimos esse segundo lugar ainda com uma série de pequenos problemas que aconteceram de última hora. – destaca o professor Mario.

– Além das provas normais em que a gente pontuou em geral com uma regularidade muito boa, no enduro a gente se sobressaiu. Tivemos voltas rápidas na primeira bateria com o primeiro piloto. Foi um excelente resultado no enduro. – afirmou o professor.

Como o título acabou com uma equipe estrangeira, o grupo santa-mariense ainda poderá ser confirmado como um dos representantes nacionais nas etapas mundiais, que acontecem em maio e junho do próximo ano nos Estados Unidos, em Brooklin, no estado de Michigan e Lincoln (Nebraska).

Equipe Fórmula UFSM conquistou o 3º lugar geral da etapa brasileira da Fórmula SAE Brasil. Foto: Divulgação/ Formula UFSM

Equipe Fórmula UFSM conquistou o 3º lugar geral da etapa brasileira da Fórmula SAE Brasil. Foto: Divulgação/ Formula UFSM

Por Pedro Piegas, Diogo Viedem 20/10/2014.

Notícias Relacionadas