Santa Maria Xadrez Clube convoca associados para Assembléia Geral

O SMXC, convida a todos os associados para assembléia geral, que será realizado dia 10 de março de 2015, terça-feira às 19h na sede do Santa Maria Xadrez Clube, situado à rua Floriano 1264. Pauta: 1º Prestação de contas Eleição da nova diretoria.

O SMXC é o segundo clube mais antigo do Brasil, e aqui em Santa Maria esteve à frente inúmeros jogadores e organizadores de eventos da modalidade. A partida mais antiga apontada pelo clube foi entre Carlos Gomes e Arlindo Mayer em 1956. Carlos Gomes que viria a ser depois várias vezes campeão Estadual e um dos maiores articuladores para a prática do jogo aqui, organizando mais de 100 eventos. Carlos Gomes faleceu em 1997 aos 60 anos, e do outro lado do tabuleiro, ganhador dessa memorável partida, está o Professor aposentado da UFSM e ex-presidente da APUSM, Arlindo Mayer, que até os dias de hoje criou o departamento de xadrez da APUSM e dá aulas.

Tivemos nomes importantes ainda, que foram fundamental para chegarmos até os dias de hoje: Orestes Dalcin, Giacommeli, Anderson Vieira, Felipe Ethur, Zanoni Segala, Eduardo Sperb, o Campeão Estadual Francisco Horácio Dejeanne, o também Campeão Estadual Ivan Boehe, Dirney Paulo, Fábio Freitas, Ricardo Ritzel, Paulo Paulo, Jorge Boabaid e Carlos Burigo.

Os torneios mais expressivos pelo SMXC são a Final do gaúcho de 2013, a Final do Brasileiro 2014, e pela ótima composição que vem ocorrendo para 2015 a Final do Campeonato Brasileiro novamente será aqui.

pauloxadrezPaulo da Rosa Paulo é professor de xadrez da casa de Cultura de Santa Maria, árbitro de xadrez da região Centro e Fronteira do Rio Grande do Sul e presidente do Centro de Xadrez de Santa Maria (CXSM).

Notícias Relacionadas