Nono Torneio de Novatos movimentou o xadrez no último final de semana em Santa Maria

No último sábado (21/03), o Hotel Morotin recebeu mais um torneio de novatos, dando sequência aos eventos após quase 15 anos de intervalo, que homenageou o criador desse tipo de torneio, o grande enxadrista Eduardo Sperb, que hoje reside em Santa Catarina.

O formato do torneio de novatos, assim como diz a palavra, é de competir apenas aqueles enxadristas que ainda não foram campeões na geral, e privilegiando os jogadores que estão começando a jogar.

Serão seis torneios de novatos ao todo, e ao fim, os três primeiros colocados receberão um troféu + jogo de xadrez e tabuleiro + livro. A classificação desse sábado ficou assim:

Sub 18
Campeão: Victor Maffini
Vice: Gabriel Mello
Terceiro: Patrick de Mattos

Sub 15
Campeão: Gabriel Homercher
Vice: Samuel Silva
Terceiro: Lidia Albuquerque

Geral
Campeão: Pablo Gusmão
Vice: Luis Felipe Gutierres
Terceiro: Jonathas Villa Nova

Em torneio simultâneo, ocorreu o Top 10, sagrando-se campeão do evento o atual detentor do título citadino de xadrez:

Campeão: Valdemir Albuquerque, 4,5
Vice: Leonardo Bortolotti, 4
Terceiro: Diego Moritz, 3,5

O torneio foi organizado pelo CXSM, e arbitrado por esse colunista. Segue algumas das fotos que marcaram o evento tiradas pelo fotógrafo Roberto Maffini.

Não há imagens nesta galeria.

Destaque para a presença do grande incentivador do xadrez Arlindo Mayer

Prestigiou o evento do torneio de novatos, o ex-professor da UFSM e ex-presidente da APUSM Arlindo Mayer, criador do departamento de xadrez da associação dos professores universitários. Arlindo jogou uma partida memorável, e a mais antiga registrada em Santa Maria, datada de 1958 e seu adversário era nada mais nada menos, que o ex-campeão brasileiro, ex-presidente da Federação Gaúcha de Xadrez Carlos Gomes, na qual nessa partida Arlindo venceu.

Arlindo Mayer e Paulo Paulo. Foto: Roberto Maffini

Arlindo Mayer e Paulo Paulo. Foto: Roberto Maffini

pauloxadrezPaulo da Rosa Paulo é professor de xadrez da casa de Cultura de Santa Maria, árbitro de xadrez da região Centro e Fronteira do Rio Grande do Sul e presidente do Centro de Xadrez de Santa Maria (CXSM).

Notícias Relacionadas