Xadrez na Feira do Livro

Após uma caminhada de excelentes resultados ao xadrez de Santa Maria nesses últimos dias (implantação do Xadrez na Rede Municipal, Torneio na Praça Saldanha Marinho, Classificatória municipal do JERGS no Hotel Morotin e a conquista da nova sala na Casa de Cultura), agora o Centro de Xadrez Santa Maria – CXSM, na qual me orgulha muito ser o presidente desta entidade (de fato e daqui alguns dias de direito), recebemos dois convites, um da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, para expor e compartilhar um espaço junto ao projeto Leitura no Coração, e o segundo, um convite da 8ª Coordenadoria de Educação do Estado do RS, para uma mostra no dia 1º dás 16h e 30 min no palco da Feira do Livro.

As conquistas para esse crescimento do xadrez, é fruto de muito trabalho realizado em equipe pelos membros do CXSM (Diego Moritz, João Francisco Serpa, Rodrigo Rocha, Francisco Ritter, Dirney Paulo, Cladimir Ferreira, Davi Homercher, Pablo Gusmão, Patrick de Mattos,…) e com uma visão voltada ao crescimento do xadrez local, por isso as iniciativas tem como foco a cidade de Santa Maria.

O calendário do CXSM tem previsto para 2015, mais 5 etapas dos Torneios de Novatos, 4 Torneios Municipais, e ainda a criação do rating oficial de Santa Maria, além de termos todas as sextas na Casa de Cultura os Torneios de Blitz, que nesse ano já foram 14 eventos, liderando Dirney Paulo e Diego Moritz, seguidos por esse que escreve. Sendo que o próximo Torneio terá o cálculo inicial com os seguintes dados: Dirney (1920), Diego (1920), Paulo (1919), Cladimir (1918), Rodrigo Rocha (1917), Alexandre (1916), e os demais estudantes (1500), alunos de xadrez (1600), jogadores reconhecidos (1800).

Ainda a partir do dia 15 de maio, os Torneios de Blitz da Casa de Cultura, funcionará da seguinte forma: os seis primeiros do ranking participarão de um evento fechado e o restante da Categoria A, sagrando-se campeão o da Categoria A, passa automaticamente para o fechado, e o 6º do fechado desce para a A.

Ainda as aulas de xadrez na Casa de Cultura às sextas, tem crescido e muito. Nessa última edição, dia 24 de abril, além dos 6 alunos da Rede Municipal, tivemos uma turma com mais 10 alunos, estudando analises de conceito de decisão lance a lance, partida jogada por mim e Diego Moritz, que o Pablo Gusmão gravou um vídeo, que fará parte de uma cartilha que está sendo desenvolvida e organizada pelo Professor Francisco Ritter da UFSM.

 

pauloxadrezPaulo da Rosa Paulo é professor de xadrez da casa de Cultura de Santa Maria, árbitro de xadrez da região Centro e Fronteira do Rio Grande do Sul e presidente do Centro de Xadrez de Santa Maria (CXSM).

Notícias Relacionadas