Centro de Xadrez Santa Maria na Rede Municipal de Educação

O Centro de Xadrez Santa Maria, através de sua diretoria, na qual faço parte como presidente, mais os professores Diego Moritz e Rodrigo Rocha, vêm realizando uma série de atividades junto aos alunos da rede municipal de educação. Logo após a apresentação do projeto no fim de 2014 para valorizarmos o jogo de xadrez como ferramenta para melhorar nos estudantes ponto de concentração, melhora do raciocínio lógico entre outras melhoras já comprovadas, além do companheirismo entre jogadores, foi prontamente aceito pela Secretária de Educação do Município Silvana Guerino, que reuniu as condições para que o projeto fosse implantado.

Com isso, desde março deste ano, uma série de atividades começou a ser planejada, como: torneios na Praça Municipal Saldanha Marinho, com a soma participando mais de 240 alunos, aulas todas as sextas feiras na Casa de Cultura, sala do CXSM, torneios dentro das escolas, simultâneas (um jogador enfrentando ao mesmo tempo mais de 40), curso de Emparceiramento de torneios aos professores, circuito de xadrez municipal e ainda várias atividades a serem feitas para este ano.

Concluímos estarmos no caminho certo, o caminho que cada vez mais vemos consolidar o xadrez em nossa cidade, reiniciando um trabalho de base, e ao mesmo tempo valorizando os que já tem um maior conhecimento na modalidade, com torneios semanais, eventos com brindes e premiações.

A Secretaria de esportes também tem sido fundamental na parte de apoio aos jogos e premiações, através de seu Secretário de Esportes Paniz Junior, e com o apoio do Prefeito Municipal Cézar Shirmer, está confirmado o Final do Citadino de Xadrez Rápido nas categorias Geral, A, Sub 18, 15 e 12, no prédio da SUCV (gabinete do prefeito), no dia 17 de Outubro de 2015.

O CXSM faz xadrez, gasta suas energias e seus resultados financeiros revertidos aos jogadores de nossa região, por isso em seus cadastros atualmente tem mais de 400 jogadores atuantes.

pauloxadrezPaulo da Rosa Paulo é professor de xadrez da casa de Cultura de Santa Maria, árbitro de xadrez da região Centro e Fronteira do Rio Grande do Sul e presidente do Centro de Xadrez de Santa Maria (CXSM).

Notícias Relacionadas