Formula UFSM participa de competição em São Paulo

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro, a equipe Formula UFSM participa da 12ª Competição SAE Brasil – Petrobras de FORMULA SAE, em Piracicaba-SP a competição deve reunir as principais equipes brasileiras da categoria.

O protótipo, denominado de Silver, foi desenvolvido por cerca de 40 alunos dos cursos de engenharia, e passou por três etapas: projeto, fabricação e testes. Dando uma maior atenção para o projeto, os acadêmicos tiveram tempo suficiente para planejar o novo protótipo, mesmo tendo parte da equipe envolvida nos Estados Unidos com o FSAE West Lincoln 2015.

Durante a fase de fabricação, a equipe enfrentou alguns contratempos, como o atraso na entrega de algumas peças, isso fez com que o cronograma fosse alterado.  Superada estas dificuldades, o protótipo deve ser testado nestes últimos dias que antecedem o evento. Com um carro totalmente renovado, o veículo conta com um novo chassi, suspensão e projeto de motor.

Em outubro, o protótipo Silver será desafiado na importante competição brasileira da categoria. (Foto: Divulgação)

Em outubro, o protótipo Silver será desafiado na importante competição brasileira da categoria. (Foto: Divulgação)

O acadêmico de engenharia mecânica, Cassio Freitas, destaca dois pontos que devem favorecer o bom desempenho da equipe.

– Na competição o nosso ponto forte deve ser o design, já que o protótipo conta com bastante engenharia aplicada, além de uma equipe qualificada e experiente – descreve Freitas.

A equipe traçou duas metas, vencer a etapa brasileira, colocação que garante participação no campeonato internacional, e reduzir em 15% a massa do veículo. Nesta terça-feira (29), parte da equipe viaja para o interior paulista para mais uma edição da etapa nacional.

Por Felipe Tubino, via Reinaldo Guidolin em 28/09/2015