Citadino de Xadrez 2015 chega ao fim e comemora sucesso na temporada

Esporte em ascensão na cidade de Santa Maria, o xadrez conheceu na tarde do último sábado, dia 17, os  seus campeões municipais da temporada 2015. Quarenta e sete enxadristas lotaram o prédio histórico da SUCV para a sétima e etapa final do Citadino de Xadrez Rápido, competição promovida pelo Centro de Xadrez de Santa Maria (CXSM) e que coroou pela primeira vez desde a sua criação, em 2008, cinco campeões santa-marienses. Destaque para as categorias de base, o que evidencia o crescimento da pratica da modalidade pelos mais jovens.

– Viemos em um crescimento e em 2015 fizemos um torneio com cinco categorias. Nos últimos anos fizemos um torneio com só uma categoria geral e em 2015 conseguimos fazer um campeonato que apontou o campeão sub-12, sub-15, sub-17, da categoria A e o campeão geral. Isso prova que o número de participantes aumentou. A participação estudantil foi muito forte, em torno de 360 estudantes participaram da competição. O número de adeptos na classe adulto também aumentou. Foi um campeonato muito bom não só na quantidade, mas também na qualidade. Foi o torneio mais forte da região nos últimos anos. – Afirma Paulo da Rosa Paulo, presidente do CXSM.

xadrez 1

Um total de 440 enxadristas participaram do Citadino 2015. (Foto: Divulgação/CXSM)

Disputado desde 2008, o Citadino de Xadrez Rápido passou a ser divido em etapas na temporada 2013, porém com apenas um categoria. Já em 2015, graças ao grande número de atletas, a competição reservou confrontos em cinco classes. Depois das seis etapas classificatórias realizadas ao longo do ano, 47 enxadristas se classificaram para a etapa decisiva para a disputa das finais.

Nas principais categorias, Absoluto Geral e Categoria A, os títulos de campeões ficaram com Paulo da Rosa Paulo e Gustavo Quadros, respectivamente. Já na classes de base os campeões foram os enxadristas Vitor Maffini na categoria Sub-18, Lídia Albuquerque na Sub-15 e  Ester Quevedo na Sub-12.

Confira a classificação final do Citadino de Xadrez Rápido de 2015:

ABSOLUTO – GERAL
Campeão: Paulo Paulo
Vice: Leonardo Bortolotti
Terceiro: Valdemir Albuquerque

CATEGORIA A
Campeão: Gustavo Quadros
Vice: Cleberson Magalhães
Terceiro: Cladimir Nunes Ferreira

SUB-18
Campeão: Vitor Maffini
Vice: Patrick de Mattos
Terceiro: Cristian Linhares

SUB-15
Campeã: Lídia Albuquerque
Vice: Gabriel Quevedo
Terceiro: Leonardo Lovatto

SUB-12
Campeã: Ester Quevedo
Vice: Pedro Henrique Alvarenga
Terceiro: Rafael dos Santos

Por Bruno Tech, em 21/10/2015

Notícias Relacionadas