Gianni Infantino é o novo presidente da FIFA

Gianni Infantino foi eleito como o presidente da FIFA para o restante do mandato em curso (até 2019) pelo Congresso Extraordinário da FIFA, realizado em Zurique. O suíço foi eleito como o presidente da FIFA após o segundo turno com 115 do total de 207 votos. Em consonância com os Estatutos da FIFA, o mandato do novo presidente da FIFA teve início após a conclusão do Congresso.

No início do processo, foi confirmado o número de 207 associações membros da FIFA que tinham direito a voto (as associações membros da Indonésia e Kuwait não puderam votar devido a suas respectivas suspensões). O candidato Tokyo Sexwale retirou-se da eleição depois de seu discurso no Congresso.

No começo do dia, o Congresso Extraordinário da FIFA aprovou um conjunto de reformas para a estrutura de governança da FIFA, incluindo as melhorias no futebol mundial, uma clara separação de tomada de decisões comerciais e políticos, um maior diligência de altos funcionários e compromissos para as mulheres no futebol e os direitos humanos.

Gianni Infantino assume o comando da FIFA. Foto: Getty Images

Gianni Infantino assume o comando da FIFA. Foto: Getty Images

Resultados das eleições para o cargo de presidente da FIFA:

Primeiro Turno:
SAR o Príncipe Ali Bin Al Hussein: 27 votos
Shk. Salman Bin Ebrahim Al Khalifa: 85 votos
Jérôme Champagne: 7 votos
Gianni Infantino: 88 votos

Segundo Turno:
SAR o Príncipe Ali Bin Al Hussein: 4 votos
Shk. Salman Bin Ebrahim Al Khalifa: 88 votos
Jérôme Champagne: 0 votos
Gianni Infantino: 115 votos.

Por Diogo Viedo, via FIFA.com, em 27/02/2016.

Notícias Relacionadas