Festival Internacional de Balonismo é atração em Santa Maria nos próximos dias

Ha seis anos o céu de Santa Maria fica mais belo, colorido e atrativo no mês de maio. E em 2016 não será diferente. Em comemoração aos 158 anos da cidade, tem início neste sábado, dia 14, a sétima edição do Festival Internacional de Balonismo, evento que já virou tradição no Coração do Rio Grande promovido pela prefeitura municipal em parceria com a Strategie Balonismo e Infláveis e a Federação Gaúcha de Balonismo (FGB). Aproximadamente dezoito balões de ar quente devem sobrevoar a região central até a próxima terça-feira, dia 17, onde também disputam o segundo Campeonato Gaúcho de Balonismo. A novidade desta temporada fica por conta do primeiro Encontro de Paramotores, que ocorre em paralelo ao Festival. Ou seja, quatro dias de céu mais bonito e movimentado no município.

– Já são sete anos de Festival. Fomos muito bem recebidos aqui desde a primeira vez, a população nos adotou, comprou a ideia do Festival. Hoje o Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria deixou de ser uma promessa para ser uma realidade e vem ajudando muito o esporte gaúcho a se desenvolver. Ano passado só haviam seis balonista competindo pelo Campeonato Gaúcho, hoje já são dez, o que em um ano é um acréscimo expressivo. – Comenta Eduardo Melo, presidente da Federação Brasileira de Balonismo.

Balonismo 3

Dezoito balões participam do sétimo Festival Internacional de Balonismo. Deste total, dez balonistas competem pelo segundo Campeonato Gaúcho. (Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL)

O palco principal, de decolagem e pouso dos balões, paramotores, parapentes e todas as demais atrações do Festival, será mais uma vez o Parque da Jockey Clube, na zona oeste da cidade.

Nas provas do Campeonato Gaúcho e do Festival os balonista participantes devem acertar  alvos espalhados pela cidade e pré-estabelecidos pelo comitê organizador das provas. Em cada um desses pontos os competidores largam suas marcas, somando mais pontos aqueles com maior precisão e chegarem mais perto dos alvos. São mais de 120 alvos dispersos em todas as regiões do município. No entanto, os alvos estipulados em cada voo competitivo variam de acordo com as condições climáticas. Ao todo serão sete vôos competitivos entre os quatro dias do evento.

Quem também irá chamar as atenções e olhares dos santa-marienses para o céu são os paramotores e parapentes. No sábado, domingo e na terça-feira ocorre o primeiro Encontro de Paramotores. Sem fim competitivo, o encontro tem como objetivo justamente de divulgar a prática das modalidades na região, lugar propício para os esportes aéreos. Tendo a Escola Companhia do Ar, do Rio de Janeiro, como responsável, os voos ocorrem sempre no início da manhã e ao entardecer dos três dias, 14, 15 e 17.

Assim como nos últimos anos os balões Special Shape, assim chamados aqueles que apresentam um formato diferente ao tradicional, prometem ser uma atração a parte. Se na edição de 2015 do Festival um balão de ovelha negra chamou a atenção, nesta temporada um pinguim detetive, uma bola de futebol e um coração serão vistos no céu santa-mariense.

Marca registrada do Festival Internacional de Balonismo, o Night Glow, que significa noite brilhante, irá ocorrer no sábado e segunda-feira, dias 14 e 16. Como o próprio nome indica, os balonistas alçam voo a noite e promovem uma espécie de coreografia com os balões iluminados pela chama, formando um verdadeiro espetáculo de cores, formas e luzes. Haverá também a carreata de fogo, onde as picapes e carros das equipes desfilam com os maçaricos em chama por algumas das ruas da cidade.

Por fim, outra atração do sétimo Festival Internacional de Balonismo é o 2º Chimarock, atração artistica que reunirá grupos musicais e DJ’s, sempre entre às 16h e 18h. A tradicional mateada também acompanha o evento com distribuição de água quente e erva mate. A entrada para acompanhar as diversas atações do Festival será um agasalho, em prol da Campanha do Agasalho 2016.

– Cada ano tentamos melhorar ainda mais o Festival, em tudo. Seja em estrutura, atrações e outras atividades que vão acontecer em conjunto com o balonismo, como parapentes, paragliders e voos de helicóptero. Então é um evento de grande nível, não só de esporte, como também de entretenimento para as famílias de Santa Maria. Viemos fazendo um trabalho construtivo e o apoio da Prefeitura de Santa Maria é fundamental para isso. Nosso empenho e tentar e fazer sempre o melhor para a cidade. – Finaliza Eduardo Melo.

Balonismo 2

Balões já começam a tomar o céu da cidade a partir desta sexta-feira, dia 13, com o voo destinado para a imprensa. (Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL)

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 7º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO:

Sábado (14/05)
7h – 1º Voo Competitivo
15h30 – 2º Voo Competitivo (Jockey Club)
20h30 – Night Glow (Jockey Club)

Domingo (15/05)
7h – 3º Voo Competitivo
15h – 4º Voo Competitivo (Jockey Club)

Segunda-feira(16/05)
7h -5º Voo Competitivo
15h30 – 6º Voo Competitivo (Jockey Club)
20h30 Night Glow (Jockey Club)

Terça-feira (17/05)
7h – 7º e último Voo Competitivo
12h30 – Divulgação dos resultados
15h30 – Último Voo (Fiesta) – Jockey Club

LISTA DOS PILOTOS CONFIRMADOS:

– Graco Magnus e Antonio Lourenço – Special shape (Pinguim)
– Roberval Roza – Special shape (Bola de futebol)
– Eduardo Melo – Special shape (Coração)
– Eduado Cibella – FIESTA
– Alessandro Taveira – FIESTA
– Christian Kalousdian
– Valdemir Taveira
– Giovani Pompermaier
– Luciano Gross
– Murilo Hoffmann
– Ricardo Lima
– Reni Pinho
– Rafael da Luz
– Cristiano Almudim
– Murilo Gonçalves
– João Vitor Justo
– Paulo Cesar Farias

Por Bruno Tech, em 12/05/2016

Notícias Relacionadas