Gaúcha Mayra Aguiar garante a terceira medalha do Brasil nos Jogos Rio 2016

Não foi a medalha que ela e a torcida esperavam, mas nem por isso a comemoração foi pequena. Mayra Aguiar garantiu o bronze no judô, na categoria até 78kg, ao derrotar a cubana Yalennis Castillo.

Mayra perdeu a chance de lutar pelo ouro ao ser derrotada pela francesa Audrey Tcheumeo na semifinal. Na luta, a brasileira recebeu dois shidos (punições), enquanto a francesa recebeu apenas um, por falta de combatividade. A torcida se manifestou contra a decisão da arbritragem, e a judoca brasileira saiu do tatame chorando.

Na luta pelo bronze, contra Castillo, Mayra partiu para o ataque e rapidamente conseguiu um yuko, que no final garantiu a vitória e a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As outras foram de Rafaela Silva, ouro também no judô, e Felie Wu, prata no tiro esportivo.

- É uma satisfação para o atleta uma medalha Olímpica. Achei que não fosse ter esse sentimento de novo, mas é forte. É um momento difícil acabar uma luta e partir para uma nova competição. Estou feliz, é mais uma (medalha) que vai para a conta. Vale muito a pena. Caí, levantei e consegui ganhar. Temos um time (de judô), de homens e mulheres, muito vitorioso. Todo mundo dá tudo de si. Tenho muito orgulho. - Disse a atleta gaúcha após a luta.

Mayra é natural de Porto Alegre/RS, tem 25 anos e começou a praticar judô com seis. Aos 14 já era profissional. Em 2012, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Foi campeã no Mundial de Chelyabinsk em 2014 e vice-campeã no Mundial de Tóquio em 2010. Em Toronto, nos Jogos Pan-americanos de 2015, conquistou a medalha de prata e em 2007 também garantiu a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

mayra
Judoca Mayra Aguiar em ação contra Miranda Giambelli, em sua primeira luta no Rio 2016 (Foto: COB/Exemplus/Washington Alves)

Por Bruno Tech, via Assessoria Rio 2016, em 11/08/2016

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter