Corintians perde em casa para o Caxias na abertura do returno do estadual

Time caxiense dominou partida desde o início e não deu chances ao Corintians de sonhar com a vitória. Foto: Felipe Michalski/EsporteSUL

O favoritismo caxiense se confirmou. Diante de pouco mais de 100 torcedores no Ginásio Saul José Machine, o Corintians foi facilmente dominado pelo Caxias Basquete desde o início da partida e não teve condições de segurar a ampla superioridade técnica e física do time da serra e perdeu por 79 a 40. Os alas Bruno Irigoyen e Gutemberg de Souza, o armador Fernando Buboltz e o pivô Arthur Bernardi, todos do Caxias, foram os cestinhas do jogo, com 14 pontos cada. O ala Roberto Poerscke, com 13 pontos, foi o cestinha da equipe santa-mariense.

Com a derrota, o alviverde de Santa Maria está com uma vitória e quatro derrotas e, ao lado da Sogipa, divide a quinta e última posição no estadual. Os quatro primeiros colocados garantem vaga nas semifinais. A partida também foi a última em casa do Corintians na primeira fase do estadual. Já no domingo, a equipe vai para Cruz Alta enfrentar o Clube Arranca, concorrente direto por uma das vagas nas semifinais.

Time caxiense dominou partida desde o início e não deu chances ao Corintians de sonhar com a vitória. Foto: Felipe Michalski/EsporteSUL
Time caxiense dominou partida desde o início e não deu chances ao Corintians de sonhar com a vitória. Foto: Felipe Michalski/EsporteSUL

O jogo

O Caxias entrou em quadra claramente disposto a nem deixar o Corintians sonhar com uma milagrosa vitória. Desde o começo, os caxienses impuseram sua superioridade técnica e física e, com pouco mais de 5 minutos de jogo, já impunham 19 a 6 no placar. O primeiro quarto terminou com impressionantes 29 a 11 para o time da serra, mas a impressão que dava era de que poderia ser até pior.

Com o jogo já praticamente decidido, o Caxias aproveitou a oportunidade para colocar os reservas e dar rotatividade ao grupo. Já o Corintians, tentava jogar de igual pra igual e assim, perder por uma margem baixa de pontos. Por alguns momentos, até conseguiu equilibrar a partida e dificultar algumas jogadas ofensivas adversárias, mas a clara superioridade física do Caxias dificultava. Mesmo forçando erros de arremesso, o Corintians cedeu vários rebotes no garrafão que, por vezes, se transformaram em pontos.

O segundo quarto foi marcado pelo bom desempenho das defesas e pelos contra-ataques fulminantes dos dois lados, mas que raramente terminavam em pontuação. A parcial de 14 a 7 no quarto também pode ser explicada pelas trocas de jogadores de ambos os lados, que, embora tenham aumentado o ritmo da partida e a quantidade de arremessos, fizeram com que o aproveitamento nos chutes caísse bruscamente. O jogo chegou ao intervalo com o placar de 43 a 18 para o time da serra.

As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas intenções que iniciaram o segundo quarto: o Corintians, tentar fazer bonito diante da torcida e fazer um jogo minimante equilibrado; já o Caxias, buscava dar mais minutos de jogo aos seus reservas. Muito por causa disso, o terceiro quarto terminou de maneira semelhante ao segundo, com parcial de 17 a 8 para os caxienses e 60 a 26 até então.

O jogo só mudaria no quarto período: com mais reservas em quadra em ambos os lados, a partida ganhou em velocidade e em contra-ataques e, mesmo já decidida, ficou bastante interessante. A parcial final terminou em 19 a 14 para o Caxias e encerrou em 79 a 40, mas foi o quarto no qual o Corintians conseguiu melhor produzir dentro de suas limitações e diante de um fortíssimo adversário.

Larga vantagem caxiense foi a tônica da partida. Foto: Felipe Michalski/EsporteSUL
Larga vantagem caxiense foi a tônica da partida. Foto: Felipe Michalski/EsporteSUL

Campanha do Corinthians no Estadual Adulto 2016:

18/09 – Corintians 60 x 76 Clube Arranca
24/09 – Corintians 87 x 70 Sogipa
01/10 – Corintians 65 x 104 Guarani
06/10 – Caxias 88 x 40 Corintians
14/10 – Corintians 40 x 79 Caxias
16/10 – Clube Arranca x Corintians
26/10 – Guarani x Corintians
05/11 – Sogipa x Corintians

Por Felipe Michalski, em 14/10/2016

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter