Soldiers se recupera na Copa RS com grande vitória e se mantém na briga por mais um título na temporada

Derrotado na estreia da Copa RS na rodada de abertura do torneio no final de setembro, o Santa Maria Soldiers não deixou rastros de lembrança da primeira atuação, quando foi superado fora de casa pelo Bento Gonçalves Snakes por 26 a 0, e venceu com autoridade o São Leopoldo Mustangs na tarde deste domingo em que sediou a rodada dupla da competição. Com o placar de 62 a 0, os santa-marienses voltam a ter chances de conquistar mais um título na temporada. Com a vitória, decidirão com os Bulldogs a segunda vaga na final, já que o Snakes, que derrotou o próprio Bulldogs na partida disputada na manhã deste domingo, assegurou a passagem à decisão.

O jogo

Com a cabeça voltada para o duelo mais importante da história do clube, a semifinal da Liga Nacional contra o BH Eagles, marcado para o próximo dia 19, alguns dos principais nomes do elenco campeão gaúcho se espalhavam entre arquibancadas, copa e na sideline para ajudar a equipe que foi a campo, comandada pelo coach Rodrigo Constantino. Sob um calor escaldante que deixou a sensação térmica acima dos 30 graus, as formações mistas dos Soldados que vestiram a armadura verde e preta não deixaram o público estranhar o que já vem sendo frequente nos jogos no Estádio Presidente Vargas, impondo um domínio sufocante aos rivais de São Leopoldo e logo trataram de mexer no marcador e animar a torcida.

– Faça parte do Clube EsporteSUL

O primeiro touchdown veio através de uma boa corrida do quarterback Wagner Freitas, um dos principais destaques da tarde. Com o primeiro chute certeiro de Santana, os donos da casa abriram a contagem em 7 a 0. E não demorou muito para o placar mudar mais uma vez. Ainda no primeiro quarto, nova vitória do ataque do Exército, que venceu a linha final do campo após novo TD terrestre, desta vez do running back Siqueira, também acrescido do ponto-extra convertido pelo kicker Santana.

Soldiers e Mustangs duelaram debaixo de um forte calor em Santa Maria. Foto Felipe Tubino/EsporteSUL

Soldiers e Mustangs duelaram debaixo de um forte calor em Santa Maria. Foto Felipe Tubino/EsporteSUL

Já no segundo quarto do duelo, o terceiro TD santa-mariense terrestre veio com uma bela corrida de Siqueira, que anotou o seu segundo no jogo com um avanço de mais de 30 jardas. Com novo chute válido de Santana, o marcador saltou para 21 a 0. Sem deixar o ritmo diminuir, o Soldiers conquistou mais três TD’s ainda antes do intervalo.

Após passe de Freitas, o wide receiver Fabiano assinalou o quarto touchdown do jogo, com nova conversão de ponto-extra de Santana. Na sequência, o fullback Marlon Limana, com uma corrida de pouco menos de cinco jardas, garantiu mais um, o quinto do Soldiers, também complementado pelo kick perfeito de Santana. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Fabiano ainda teve tempo para entrar na End Zone pela segunda vez após receber passe. O chute de Santana ampliou ainda mais a diferença para 42 a 0 ao final da etapa inicial.

Soldados fizeram uma grande apresentação para a torcida, que compareceu em bom número no pavilhão da Baixada. Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL

Soldados fizeram uma grande apresentação para a torcida, que compareceu em bom número no pavilhão da Baixada. Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL

O sexto TD surgiu mais uma vez com uma corrida de Siqueira. Com a vantagem chegando em 49 a 0, a tentativa de mini-touchdown frustrada interrompeu a série de seis chutes convertidos de ponto-extra do kicker Santana. Ainda no terceiro quarto, Wagner Freitas achou Murilo próximo à linha final para executar novo passe que resultou no oitavo TD da partida.

No quarto e último período, Freitas se livrou da marcação e lançou o wide receiver Daniel Elesbão dentro da End Zone. O sétimo chute válido de Santana deu números finais ao confronto na Baixada: Soldiers 62 x 0 São Leopoldo Mustangs.

QB Wagner Freitas comandou a vitória elástica dos santa-marienses. Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL

QB Wagner Freitas comandou a vitória elástica dos santa-marienses. Foto: Felipe Tubino/EsporteSUL

Com duas vitórias em dois jogos, o Bento Gonçalves Snakes, que derrotou o Venâncio Bulldogs por 35 a 14 na partida de abertura desta segunda rodada, já está na final e verá de camarote a briga pela outra vaga, que será decidida entre Soldiers e Bulldogs, ambos com uma vitória e uma derrota, no dia 27, na partida que abre a terceira rodada da Copa, na serra gaúcha. Antes disso, o Soldiers vai até Sete Lagoas (MG) no próximo sábado (19/11), onde trava uma batalha contra os mineiros do BH Eagles, valendo vaga na final da Liga Nacional 2016.

Sobre a Copa RS

A Copa RS é uma competição de segundo semestre criada pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) com o intuito de oferecer a possibilidade para que novas equipes possam jogar e aperfeiçoar a qualidade dos seus jovens elencos. Ao mesmo tempo, dão a chance para que times mais rodados testem reservas e novatos.

O formato da competição é o seguinte: todos se enfrentam entre si em turno único. Cada cidade sedia uma rodada. Os dois times de melhor campanha se classificam para a final e os dois piores jogam pelo terceiro lugar. Neste ano, Bento Gonçalves Snakes, Santa Maria Soldiers, São Leopoldo Mustangs e Venâncio Aires Bulldogs são os participantes.

1ª Rodada – Venâncio Aires (25/09)
9h: Bento Gonçalves Snakes 26-0 Santa Maria Soldiers
14h: Venâncio Aires Bulldogs 25-9 São Leopoldo Mustangs

2ª Rodada – Santa Maria (13/11)
9h: Bento Gonçalves Snakes 35-14 Venâncio Aires Bulldogs
15h: Santa Maria Soldiers 62-0 São Leopoldo Mustangs

3ª Rodada – Bento Gonçalves (27/11)
9h: Santa Maria Soldiers vs. Venâncio Aires Bulldogs
14h: Bento Gonçalves Snakes vs. São Leopoldo Mustangs

Final – São Leopoldo (04/12)
8h30: Disputa do 3º lugar
14h: Final

Por Diogo Viedo, em 13/11/2016.

Notícias Relacionadas