CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter

Renato Brum pronto para encarar os 113km do Challenge Florianópolis

Apenas dois anos no mundo dos esportes de resistência serviram para o atleta Renato Brum se firmar como um dos grandes expoentes do duathlon e triathlon em Santa Maria e em todo o estado. Enquanto em 2015 o cachoeirense que há vinte anos reside no Coração do Rio Grande terminou o Estadual de Duathlon como vice-campeão e o Estadual de Triathlon em terceiro lugar, na atual temporada Renato Brum encerrou na terceira colocação na competição gaúcha de duathlon e entre o top 5 do triathlon na categoria mais concorrida.

Agora, embalado pelos grandes resultados nos últimos anos, o representante da equipe YSTriathlon e da academia Cia do Corpo está prestes a encarar o maior desafio da carreira: o Challenge Florianópolis, prova que totaliza 113km de percurso na capital catarinense marcada para este domingo, dia 4.

- Foram oito meses de treinamentos para encarar o Challenge Florianópolis. Até contratei um coach para poder realizar esta prova, porque realmente é bem desgastante. A expectativa é completar a prova em cinco horas. Foi para isso que eu fiz o treinamento todo. Apesar de cansativo é bem válido e vem para comemorar os meus dois anos de triathlon. O primeiro objetivo é completar a prova e ano que vem fazer mais duas provas deste porte para aí sim fazer um Ironman completo, o que é o sonho de todo triatleta. - Menciona Renato Brum.

– Faça parte do Clube EsporteSUL

Renato Brum 1
Renato Brum irá representar a bandeira de Santa Maria na competição catarinense. (Foto:Divulgação/FGTri)

Único atleta de Santa Maria presente na Ilha da Magia para a disputa do Challenge Florianópolis, Renato Brum irá testar todos os limites do seu corpo justamente na prova com o grau de dificuldade mais elevado da competição catarinense. Brum entra em ação no Challenge Half Distance pela categoria 35/39 anos onde terá pela frente 1,9km de natação, 90km de ciclismo e mais 21,1km de corrida.

- O treinamento foi pesado. Três vezes por semana, dois treinos por dia. No sábado e domingo nos afastamos mais um pouco ainda da família porque normalmente realizamos treinos longos de corrida e pedal (ciclismo), o que chega a ser de quatro horas e sempre fizemos mais uma transição para a corrida. Treinos de natação ao meio dia, mais corrida e pedal a noite e mais musculação. É bem difícil e tem que estar focado. - Comenta o triatleta.

A prova de natação, com largada prevista para às 6h19min de domingo, será toda realizada na praia de Jurerê Internacional. E é justamente no mar de Santa Catarina que Renato Brum espera o maior desafio por não ter experiência em águas com ondas:

- Vejo que o maior desafio para mim vai ser nadar no mar. A minha experiência em natação no mar é zero. Meu treino é só piscina e na Barragem do DNOS e as competições que participamos pelo Estadual normalmente são em lagoas ou canais, que não tem onda. Vai ser a minha primeira experiência em natação no mar. Acho que saindo bem da água para o resto eu estou bem tranquilo, sei que estou bem preparado.

Na segunda etapa do Challenge, Renato Brum sobe em sua bicicleta e ruma em direção a Rodovia SC 402 até o acesso a Rodovia SC 401, seguindo em direção ao norte da ilha até próximo a praia de Canasvieiras, onde os competidores fazem o retorno em direção ao sul de Florianópolis. Serão duas voltas no trajeto de 45km projetados para o ciclismo. Já na etapa final da prova, na corrida, serão no total três voltas pela praia de Jurerê Internacional.

Renato também destacou a importância do preparo psicológico para provas de longa distância e duração, considerado tão fundamental como um bom preparo físico:

- A parte psicológica é o que mais pesa. O treinamento foi feito, como todo mundo que vai para lá. Neste período de treinamento tu já percorreu várias vezes a distância. Acho que uns 30%, 40% do resultado é psicológico. Temos que manter o foco durante a prova para aguentar, já que vai chegar um período em que o corpo vai estar no limite. A partir desse limite é todo psicológico a parte do resultado final da prova.

Renato Brum
Challenge irá marcar os dois anos de Renato Brum do triathlon. (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Bruno Tech, em 29/11/2016

s2Member®