Pesquisa entre jogadores aponta Daronco como o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro

Vencedor do prêmio de Melhor árbitro do Brasileirão 2015 na eleição promovida pela CBF, o santa-mariense Anderson Daronco não deixou de ser lembrado na temporada 2016. Pelo segundo ano consecutivo, o árbitro do quadro da FIFA foi eleito o  melhor árbitro no “Pesquisão 2016”, promovido pelo portal UOL Esporte, que levou em consideração a opinião anônima de um total de 118 jogadores que disputaram as Séries A e B do Campeonato Brasileiro e responderam 22 questões de temas variados sobre o futebol nacional.

Além de assuntos de âmbito esportivo, os jogadores da elite do país opinaram sobre questões como televisão, machismo e tolerância sexual. O levantamento não teve caráter estatístico e diz respeito apenas ao universo pesquisado. Os números, em percentual, não foram arredondados e, por decisão editorial, duas casas decimais foram divulgadas.

Com 15,25% dos votos, ele deixou para trás Luiz Flávio de Oliveira (10,16%) e Leandro Vuaden (6,77%). A votação foi apertada e 14 profissionais do apito receberam votos. Mas muitos atletas preferiram se abster: 43,22% deles não responderam a questão.

Mesmo vencedor, Anderson Daronco não é unanimidade e ainda divide opiniões. Prova disso é que figurou no quarto lugar na lista dos piores árbitros do torneio com 7,62% das opções. Heber Roberto Lopes foi eleitor o pior juiz do Brasileirão com 17,79%, seguido por Sandro Meira Ricci (12,71%). Boa parte dos atletas (33,05%) não omitiu opinião.

Árbitro santa-mariense figura entre os melhores do país. Foto: Diogo Viedo / EsporteSUL

Árbitro santa-mariense figura entre os melhores do país. Foto: Diogo Viedo / EsporteSUL

Já quando o assunto foi técnico, Tite foi o mais lembrado como o melhor treinador. Sobre o pior, a maior parte (33,89%) preferiu não responder ao questionamento. Mas quem votou, levou em consideração a má campanha do Internacional. Os jogadores elegeram Celso Roth, que deixou o Inter pouco antes da queda, o pior treinador com 24,57%. Em segundo, ficou Argel Fucks (17,79%), que também comandou o Colorado, o Figueirense e o Vitória no torneio.

Entre os melhores times, o Grêmio ficou entre os quatro mais citados. Os resultados do Brasileirão e da Copa do Brasil foram usados como parâmetro pelos atletas. Finalista da Copa do Brasil, o Atlético-MG aparece em segundo lugar da lista com 15,25% dos votos. O vice-campeão brasileiro Santos terminou em terceiro com percentual de 14,4%. Já o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, foi o quarto time mais votado com 5,08% das opções.

Participaram atletas dos seguintes clubes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Eles responderam, de forma anônima, a 22 questões sobre temas variados.  Veja a reportagem que exibem mais dados sobre a pesquisa.

Por Diogo Viedo/UOL Esporte, em 28/12/2016.

Notícias Relacionadas