Fifa anuncia Copa do Mundo com 48 seleções a partir de 2026

O novo formato de competição de 48 seleções foi elaborado de forma a que não haja redução no número total de dias de descanso e um máximo garantido de sete jogos para as equipas que chegam à final, enquanto a atual duração de trinta e dois dias do torneio seguirá os mesmos.

A decisão foi tomada após uma análise aprofundada, com base em um relatório que incluía quatro opções de formato diferentes. O estudo teve em conta fatores como o equilíbrio desportivo, a qualidade da concorrência, o impacto no desenvolvimento do futebol, a infra-estrutura, as projeções sobre a posição financeira e as consequências para a entrega de eventos. No decorrer de suas próximas reuniões, o Conselho da FIFA deverá discutir mais detalhes sobre a competição, incluindo a quantidade de vagas por confederação.

Na sua reunião mais recente, em outubro 2016, o Conselho FIFA já havia discutido os cenários para expandir o formato de competição da Copa do Mundo da FIFA. Até então, ele também tinha definido um conjunto de princípios para os países a licitar para o direito de sediar a edição de 2026 – um processo que está atualmente programado para ter seu desfecho em maio de 2020.

FIFA anunciou mais equipes na disputa da Copa do Mundo a partir de 2026. (Foto: Divulgação/FIFA)

FIFA anunciou mais equipes na disputa da Copa do Mundo a partir de 2026. (Foto: Divulgação/FIFA)

Por Felipe Tubino/Assessoria FIFA, em 10/01/2017

Notícias Relacionadas

Web Mail

Estamos aguardando a sua mensagem!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar