Futebol amador de Santa Maria recomeça com jogos em três competições

Três tradicionais competições do futebol amador de Santa Maria voltaram a preencher os finais de semana de centenas de desportistas neste final de semana com os jogos da primeira rodada da 16ª Copa dos Campeões, que nesta edição homenageia o empresário e ex-Presidente do Riograndense Dilson Siqueira, e a 17ª Copa Druzian, que tem como homenageado desde sua criação, o ex-Vereador, ex-vice-prefeito na administração de Evandro Bher, Luiz Carlos Iop Druzian, além da Copa A Fuvesma 2017, competição de veteranos, disputada nas categorias 35, 40, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

Pela 16ª Copa dos Campões, que conta somente com a participação de equipes amadoras que já conquistaram competições vinculadas a Liga Santamariense de Futebol Amador, na categoria adulto, cinco jogos e 18 gols marcados nos confrontos. São 14 equipes participantes, dividas em três grupos dois com cinco equipes cada, e um com quatro, devido a desistência do Novo Horizontino.

Copa dos Campões

Uma das novidades da Copa dos campeões será o retorno do Vitória, equipe fundada em 1998, conhecida como o tricolor da zona norte, que faria a estreia contra o Novo Horizontino, que anunciou a desistência da competição. No elenco do clube, jovens que passaram por Inter-SM e Riograndense, além de equipes de futsal da cidade, como Joczan, Jardel, Marcus e Vinicius Bebê, defenderão as cores bordô, azul e branco.

Veja os resultados da primeira rodada:
Uberlândia 3 X 0 Havaí
Santos Dumont 1 X 3 Costa Rica
Vila Esperança  1 X 2 Colorado
14 de Julho 4 X  1 Ituano
Boca Junior 1 X 1 Waldemar Rodrigues

Regulamento:

De acordo com critério técnico da 1ª fase, os classificados são divididos em três chaves com quatro equipes cada na 2ª fase do certame. O Grupo 4 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado da Chave 1 na 1ª fase, o 2ª colocado da Chave 2ª, o 3 da Chave 3ª, e o 4ª da Chave 1. O Grupo 5 contará com o 1ª colocado da Chave 2, o 2ª da Chave 3, o 3ª da Chave 1, e o 4ª da Chave 2. E o último  Grupo o de número 6,  contará com o 1ª colocado da Chave 3 na primeira fase, o 2ª da Chave 1, o 3ª da Chave 2, e o 4ª da Chave 3. Na 3ª fase as equipes classificadas dividem-se em duas Chaves de quatro equipes cada, avançando-se as duas melhores por grupo a fase semifinal. A Chave 7 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado do Grupo 4, o 1ª colocado da Chave 6, o 2 da Chave 5, e a 2ª melhor campanha da fase, entre os terceiros colocado da fase anterior. A Chave 8 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado do Grupo 5, o 2ª colocado da Chave 6, o 2 da Chave 4, e a 1ª melhor campanha entre os terceiros colocados da fase anterior. Duas equipes por Grupo avançam a fase semifinal, defrontando-se em jogo único, o 1ª colocado da Chave 8 contra o 2ª da Chave 7, e o 1ª colocado da Chave 7 contra o 2ª colocado da chave 8.  No caso de empate, a decisão será realizada em disputa de penalidades máximas, não havendo prorrogação. O mesmo vale para final também realizada em jogo único. Os mandos de campo das partidas, ficam a critério da Direção da Liga Santamariense de Futebol Amador.

17ª COPA DRUZIAN

Já na 17ª Copa Druzian, que é composta por 17 equipes dividas em dois grupos com seis equipes, e um com cinco, foram 27 gols em oito jogos.

Locomotiv  1 X 1 Charrua
Sevilha 7 X 1 Triunfo
Uberlândia X União da Norte (jogo não concluído)
Santos Dumont 2 X 3 La Paz
10 de Outubro 2  X  3 Corinthians
Centro Sul 1 X 2 Barcelona
Novo Horizontino 1 X 1 Napoli
Milan do Morro 0  X  2 Atlético P. Areia

Regulamento:

De acordo com critério técnico da 1ª fase, os classificados são divididos em três chaves com quatro equipes cada na 2ª fase do certame.  O Grupo 4 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado da Chave 1 na 1ª fase, o 2ª colocado da Chave 2ª, o 3 da Chave 3ª, e o 4ª da Chave 1.  O Grupo 5 contará com o 1ª colocado da Chave 2, o 2ª da Chave 3, o 3ª da Chave 1, e o 4ª da Chave 2.  E o último  Grupo o de número 6,  contará com o 1ª colocado da Chave 3, o  2ª da Chave 1, o 3ª da Chave 2, e o 4ª da Chave 3.  Na 3ª fase as equipes classificadas dividem-se em duas Chaves de quatro equipes cada, avanaçando-se as duas melhores por grupo a fase semifinal. A Chave 7 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado do Grupo 4, na 2ª fase, o 1ª colocado da Chave 6, o 2 da Chave 5, e a 2ª melhor campanha da fase, entre os terceiros colocado da fase anterior. A Chave 8 contará com as seguintes equipes: O 1ª colocado do Grupo 5, o 2ª colocado da Chave 6, o 2 da Chave 4, e a 1ª melhor campanha entre os terceiros colocados da fase anterior. Duas equipes por Grupo avançam a fase semifinal, defrontando-se em jogo único, o 1ª colocado da Chave 8 contra o 2ª da Chave 7, e o 1ª colocado da Chave 7 contra o 2ª colocado da chave 8.  No caso de empate, a decisão será realizada em disputa de penalidades máximas, não havendo prorrogação. O mesmo vale para final também realizada em jogo único.  Os mandos de campo das partidas, ficam a critério da Direção da Liga Santamariense de Futebol Amador. Cabe destacar também que cada equipe tem direito a 25 inscrições que encerram-se no ultimo dia útil, antes do inicio da 2ª fase do campeonato. Cada atleta pode disputar apenas uma das competições, não podendo uma equipe de mesmo nome por exemplo, inscrever atletas para disputar as  duas Copas. Os critérios de desempate, são confronto direto, maior número de vitórias, menor número de gols sofridos, saldo de gols, equipe mais disciplinada com menor número de cartões vermelhos, mantendo-se o empate, menor número e cartões amarelos, e se for o caso, sorteio. No caso do empate em pontos de 3 ou mais equipes, não vale o confronto direto.

Copa Afuvesma

No sábado (18/03), a Copa Afuvesma, organizada pela Associação de Futebol de Veteranos de Santa Maria, 32 jogos entre as sete categorias, 120 gols foram assinalados.

Categoria 35 anos (cinco equipes)
Paissandu 3×3 São Paulo/Sintracon
Juventude/SR Eng. 5×0 Locomotive

Categoria 40 anos (11 equipes)
Kennedy 3×0 Dores
Juventude 2×0 Juventus
Tecnisul 3×3 Vitória
Sport 1×1 Ceará
Parque Pinheiro 2×2 São Carlos

Categoria 45 anos (11 equipes)
Gauchão 2×2 Liverpool
Charrua 0x1 Fighera/Sm Iluminação
Paissandu 0x3 Juventude
Ajax/Xavantes 0x6 Grêmio
Dores 2×2 Parque Pinheiro

Categoria 50 anos (15 equipes)
Fighera 3×1 Estrela
AFE Medianeira 1×1 Juventude
Charrua 2×0 Chamongo
A. UFSM/Bal. Bela Vista 4×0 Cerro Azul
Imembuy 2×1 União Santamariense

Categoria 55 anos (15 equipes)
Imembuy 5×1 Charrua
São Miguel B 0x9 ATC
Dois de Novembro 0x0 Paissandu/Sintracon
Fighera 2×3 ASSUFSM
São Miguel A 1×0 Carvão Gaúcho
Dores/Itaimbé/Nissan/Uglione 7×2 Casusa/Grêmio
Xavantes 1×0 AUFSM

Categoria 60 anos (nove equipes)
Apusm 0x4 Gauchão/Eng. Crespan
Dois de Novembro 1×3 Ferroviária
Juventude 1×1 Assufsm

Categoria 65 anos (seis equipes)
Apusm 0x4 Gauchão/Eng. Crespan
Dois de Novembro 2×4 Biomédica/Menino Jesus
Imembuy 0x2 Ferroviária

Nas categorias 40, 45, 50 e 60 anos, classificam-se os oito primeiros para a fase eliminatória. Já nas categorias 35 e 65, as disputam em turno e returno apontarão os quatro semifinalistas. As finais estão previstas para julho e agosto.

Futebol de veteranos voltou a agitar os gramados da cidade neste domingo. Foto: Arquivo/Vinicius Ferreira/EsporteSUL

Futebol de veteranos voltou a agitar os gramados da cidade neste domingo. Foto: Arquivo/Vinicius Ferreira/EsporteSUL

Por Diogo Viedo, em 20/03/2017.

Notícias Relacionadas