Rígida Club reúne jovens apaixonados pelo Mountain Bike Downhill em Santa Maria

A paixão pela bicicleta e pela adrenalina uniu e também deu origem a mais um grupo em Santa Maria de aficionados pelas duas rodas. Um grupo de jovens ciclistas que encaram qualquer desafio sobre qualquer terreno, mas quanto mais acidentado, inclinado e repleto de obstáculos melhor. Esse é o Rígida Club, equipe de Mountain Bike Downhill com pouco mais de um ano de história e que vem reunindo novos adeptos a cada pedalada no Coração do Rio Grande.

rigida clube

Parte do Rígida Club em um dos treinamentos urbanos do grupo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Criada oficialmente em janeiro de 2016, o Rígida Club iniciou com o propósito apenas de reunir amigos para o lazer. Porém, em pouco tempo, as descidas em alta velocidade sobre trilhas e os rolés pela cidade superando obstáculos urbanos começaram a aglomerar cada vez mais bikers. Foi então que a brincadeira começou a ficar séria.

– Foi numa brincadeira que tudo começou e foi pra conhecer galera nova. Agora somos todos amigos. – comenta Elizandro Muraro, um dos fundadores da equipe.

Com aproximadamente cinquenta integrantes, a maioria entre 17 e 22 anos, o Rígida Club conta desde junho de 2016 com uma pista própria para a prática do downhill, localizada próxima a Barragem do DNOS. Chamada pelos membros da equipe de Pico da Montanha, a pista tem aproximadamente 500m de declive e coloca os atletas a desceram a uma velocidade de quase 30km/h. Com terreno bastante irregular e repleto de obstáculos naturais, ideal pra a modalidade, a percurso ainda conta com cinco jumps (rampas), um drop (escada) de pedra e uma parede.

rigida clube 1

Aos domingos grupo costuma encarar pistas na região. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os treinos do Rígida Club ocorrem todos os sábados e domingos em locais definidos previamente pelos membros do grupo. Quando não andam no Pico da Montanha, as pedaladas sobre as magrelas ocorrem na própria cidade ou em alguma outra trilha da região em meio a mata.

– No sábado a gente anda quase sempre na cidade e no domingo vamos para alguma trilha as vezes ou para a nossa pista. – diz Douglas Zago, integrante da equipe.

Com cada vez mais adeptos e aumentando o nível de treinamentos, o foco da equipe santa-mariense de downhill passa ser agora os campeonatos. Até o fim da temporada o Rígida Club deve marcar presença em ao menos um evento oficial.

O grupo segue aberto para novos integrantes. Junto com o amor pela modalidade e pela aventura, basta o ciclista possuir os equipamentos necessários para a prática do esporte, como uma bicicleta adequada, capacete e demais equipamentos de proteção.

Confira abaixo um vídeo de um treinamento do Rígida Club no Pico da Montanha:

Por Bruno Tech, em 18/04/2017

Notícias Relacionadas