Duelo de líderes: Soldiers recebe o Drones em jogo pela liderança do grupo

Após uma vitória maiúscula sobre o Porto Alegre Bulls, que garantiu a liderança do Grupo A, o Santa Maria Soldiers vai para o seu quarto desafio. Às 14 horas deste domingo (30), no Estádio Presidente Vargas, o conjunto verde e preto recebe o também invicto Ijuí Drones, em partida decisiva pelo Grupo A do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano.

Únicos times invictos do Grupo A, o confronto vale não apenas a liderança da chave, como também uma vaga automática na semifinal. O campeão de cada grupo passa direto para esta fase, enquanto que segundos e terceiros se enfrentam no Wild Card. Sobre isso, o treinador Gustavo Petter ressaltou a importância de conquistar uma vaga direta em um ano onde a equipe fará mais de 10 partidas no ano, somados Campeonato Gaúcho e Superliga Nacional:

– Não precisar jogar o Wild Card é muito importante para o nosso planejamento desta temporada. Certamente usaremos este tempo disponível para nos prepararmos melhor, com treinos mais intensos.

Petter também acredita que este seja o confronto mais difícil da chave depois da partida contra o Santa Cruz Chacais. Porém, o exército verde e preto tirou de letra no jogo contra os santa-cruzenses: em casa, onde não perde há mais de um anouma vitória maiúscula por 60 a 0.

O Drones, assim como o Soldiers, tem três vitórias e nenhuma derrota, mas um desempenho bem menos empolgante: uma vitória relativamente fácil na estreia sobre o São Leopoldo Mustangs, seguida de duas vitórias sofridas: para o iniciante Porto Alegre Gorillas e para o até agora sem vencer Porto Alegre Bulls – este último na prorrogação. Além do Soldiers neste domingo, ainda pegará o experiente time do Santa Cruz Chacais nesta primeira fase. Caso perca neste domingo, fará confronto direto contra os santa-cruzenses para definir quem jogará em casa no Wild Card.

Ingressos já estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 5 para arquibancada geral e a R$ 10 na arquibancada coberta, mas também podem ser comprados na hora.

Soldiers e Drones realizaram a abertura do estadual de futebol americano em 2016. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Soldiers e Drones disputam a liderança do Grupo A. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Histórico do confronto

Apesar da baixa quantidade de embates – se compararmos os jogos do Soldiers contra Chacais e Pumpkins, por exemplo – o confronto possui uma grande história. Foram eles que, em 2013, decidiram o título estadual após a desistência do Porto Alegre Pumpkins. À época, o título foi conquistado sem dificuldades pelo exército verde e preto, já que o clube de Ijuí ainda estava em formação.

No geral, o desempenho santa-mariense no confronto é simplesmente soberano: foram cinco jogos e cinco vitórias do Soldiers. Em pontos, a diferença é ainda maior: em cinco jogos, o Drones anotou somente 17 pontos, o que não dá nem metade do jogo que o Soldiers menos pontuou contra eles (35), em fevereiro de 2016. Ao mesmo tempo, o Soldiers anotou 263 pontos nos cinco confrontos disputados.

05/05/2013 – Campeonato Gaúcho – Primeira Fase: Santa Maria Soldiers 93-2 Ijuí Drones
30/06/2013 – Campeonato Gaúcho – Primeira Fase: Ijuí Drones 0-42 Santa Maria Soldiers
06/10/2013 – Campeonato Gaúcho – Final: Ijuí Drones 0-51 Santa Maria Soldiers
20/02/2016 – Campeonato Gaúcho – Primeira Fase: Santa Maria Soldiers 35-7 Ijuí Drones
21/05/2016 – Campeonato Gaúcho – Wild Card: Santa Maria Soldiers 42-8 Ijuí Drones

Tabela de jogos do Santa Maria Soldiers no Gauchão de Futebol Americano 2017

Primeira fase

19/03: São Leopoldo Mustangs 0-84 Santa Maria Soldiers
02/04: Santa Maria Soldiers 60-0 Santa Cruz Chacais
22/04: Porto Alegre Bulls 0-64 Santa Maria Soldiers
30/04: Santa Maria Soldiers vs. Ijuí Drones
20/05: Santa Maria Soldiers vs. Porto Alegre Gorillas

Classificação – Grupo A

Hoje, o Soldiers é o líder do Grupo A, com três vitórias, nenhuma derrota, 208 pontos anotados e nenhum sofrido. Embora não esteja matematicamente classificado para os playoffs, somente uma combinação matemática altamente improvável eliminaria a equipe. O Drones é o segundo, mas fica atrás no saldo. O Chacais é o terceiro devido à derrota sofrida contra o próprio conjunto santa-mariense. O estreante Gorillas é o quarto, com chances baixas de classificação. Já Bulls e Mustangs não possuem mais chances matemáticas.

# Equipe Vitórias Derrotas Pontos anotados Pontos sofridos Saldo
1 Santa Maria Soldiers 3 0 208 0 208
2 Ijuí Drones 3 0 79 43 36
3 Santa Cruz Chacais 2 1 96 80 16
4 Porto Alegre Gorillas 1 2 71 81 -10
5 Porto Alegre Bulls 0 3 29 131 -102
6 São Leopoldo Mustangs 0 3 19 167 -148
Soldiers e Drones realizaram a abertura do estadual de futebol americano em 2016. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Soldiers e Drones realizaram a abertura do estadual de futebol americano em 2016. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Por Felipe Michalski, em 28/04/2017

Notícias Relacionadas