Universitário troca mais uma vez de treinador

Último colocado na tabela de classificação da Primeira Divisão e com três derrotas em três partidas, o Universitário Rugby Santa Maria (URSM) confirmou na noite desta quinta-feira, dia 4, mais uma mudança no comando técnico da equipe principal. Alegando “incompatibilidade de proposta e metodologia”, o time santa-mariense optou por romper com o paulista Marcelo Pablo Murúa, que havia assumido o clube ao final de janeiro de 2017. Em seu lugar passa a comandar o elenco celeste e negro o uruguaio Pablo Ojeda, enquanto que também atleta Cristofer Soares de Lima segue no papel de treinador de forwards. Foi a terceira troca de treinador do Universitário em um período de seis meses.

– O Pablo Ojeda estava no U desde 2010, porém teve uma lesão e ficou muito tempo sem jogar, ficou muito tempo parado. Agora ainda está em processo de recuperação. Ele tem muito a agregar em conhecimento técnico. Está fechada essa comissão bem forte. O pessoal está se puxando para fazer tudo que eles pedem, tudo o que é necessário e o resultado vai vir. Estamos jogando o jogo do longo prazo, ele pode não aparecer agora, mas jogo a jogo vai vindo mais garra, mais força e um nível técnico mais coeso para uma Primeira Divisão. – menciona Rodolfo Cogo Mileto, vice-presidente e atleta do Universitário.

Pablo Ojeda estreia à frente do Universitário neste sábado, contra o San Diego. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pablo Ojeda estreia à frente do Universitário neste sábado, contra o San Diego. (Foto: Arquivo Pessoal)

Natural de Rivera, Pablo Ojeda foi jogador do Universitário entre as temporadas de 2010 e final de 2011, quando sofreu uma lesão no joelho durante a Copa RS. Após a lesão que abreviou a sua carreira dentro de campo Pablo voltou para o Uruguai e no início da atual temporada retornou para Santa Maria para ser o auxiliar técnico de Marcelo Pablo Murúa. Além do Universitário, Pablo Ojeda também defendeu como atleta as cores do Arlequines Rugby Club, de Rivera.

– Minha história com o Universitário começa em 2010, como jogador e passando os ensinamento adquiridos lá no Arlequines. Já em 2011 tive uma lesão no joelho que me limitou como jogador e voltei para Rivera, amando e sempre respeitando a história e a bandeira do Universitário Rugby de Santa Maria, time do coração que aprendi a amar. Nossa meta é permanecer na Primeira Divisão esse ano e no ano que vêm já estar nas primeiras posições do rugby gaúcho. – comenta o novo treinador do U, Pablo Objeda.

Ao lado de Pablo estará o também uruguaio Cristofer Soares, de 28 anos, atleta e técnico dos forwards da equipe. No currículo de Cristofer como jogador constam passagens pelo Arlequines, de Rivera, Montevidéu Cricket Clube, de Montevidéu, e também pelos Los Teros, como é chamado a seleção do Uruguai. Com o selecionado nacional Cristofer disputou o Campeonato Sul-Americano e o Mundial de Rugby de 2015.

Cristofer segue como treinador do . (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Cristofer segue como treinador do . (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Esta foi a terceira mudança no comando técnico do Universitário em seis meses. O primeiro a passar pelo clube neste curto período foi o samoano Daniel Faumui, anunciado em novembro de 2016 e demitido após divergências com a diretoria no início de 2017. Já em fevereiro o time santa-mariense confirmou o paulista Marcelo Pablo Murúa, que também não agradou pelo conceito e métodos de trabalho.

Além do time principal a mudança atinge também as demais categorias do Universitário. No juvenil o comando passa a ser de Pablo Ojeda e Bryan Backes e no feminino apenas de Bryan Backes. Vale lembrar que Bryan foi o treinador que guiou o clube santa-mariense ao bicampeonato da Segunda Divisão e consequentemente à elite gaúcha.

Por Bruno Tech, em 05/05/2017

Notícias Relacionadas