Pela melhor campanha da primeira fase, Soldiers recebe o Porto Alegre Gorillas

Se há uma palavra para resumir a situação atual do Soldiers, provavelmente seria tranquilidade. Invicto e já classificado para as semifinais, o Santa Maria Soldiers encara seu último desafio desta primeira fase neste sábado (20), às 14 horas, contra o estreante e já eliminado Porto Alegre Gorillas. O local, por sua vez, é uma das poucas mudanças: pela primeira vez em sua história, o clube jogará no Estádio dos Eucaliptos, casa do Riograndense.

O fato de jogar em um estádio com gramado diferente ao qual se está acostumado, além de possivelmente precisar lidar com o problema de jogar dois quartos de partida contra o sol, poderia trazer problemas à equipe. Contudo, o treinador Gustavo Petter assegura que isto não será motivo de preocupação:

– Não tem tanta influência (jogar em um estádio diferente), imagino que o clima será mais importante que o gramado em si.

Petter não deu detalhes se irá utilizar titulares ou reservas para o confronto – e nem se irá mesclá-los – mas afirmou que o time jogará em intensidade máxima com todos os jogadores disponíveis e que fará alguns testes durante a partida.

Se a partida em si não aparenta valer muita coisa para o adversário, para o Soldiers ela ainda possui sua importância. Uma vitória coloca o exército verde e preto com a melhor campanha geral do torneio, garantindo o mando de campo para as semifinais e final (caso chegue). Com isso, a possibilidade de lutar pelo quarto título gaúcho em casa é real.

Ingressos estão sendo vendidos a R$ 10 para as cadeiras e R$ 5 para a arquibancada geral e podem ser adquiridos nos pontos tradicionais de venda (Totem Vestibulares, Wizard Santa Maria, Barbearia Padôva e Elos Studio Personal) ou com os próprios atletas.

Equipe santa-mariense busca terminar o estadual com a melhor campanha da primeira fase. Foto: João Inácio/EsporteSUL

Equipe santa-mariense busca terminar o estadual com a melhor campanha da primeira fase. Foto: João Inácio/EsporteSUL

Sobre o adversário

Fundado em 7 de março de 2015, o Porto Alegre Gorillas é uma das equipes mais jovens do futebol americano gaúcho. Em 2016, o clube disputou a Nova Liga de Futebol Americano No Pads (NLFAN), um torneio que reuniu times da capital e região metropolitana de Porto Alegre que não estavam equipadas. O Gorillas terminou em terceiro lugar dentre 4 times, com uma vitória e duas derrotas.

Para 2017, o time se equipou e já entrou para a disputa do campeonato. Sua primeira vitória na modalidade full pads na história foi um triunfo por 44 a 12 sobre o São Leopoldo Mustangs. Porém, o time já está eliminado: com apenas uma vitória em quatro partidas, a equipe apenas cumpre tabela na rodada final. Para o segundo semestre deste ano, o Gorillas irá disputar pela primeira vez a Liga Nacional, a segunda divisão brasileira da modalidade.

Soldiers e Gorillas nunca se enfrentaram na história. Este será, portanto, o primeiro confronto entre eles.

Tabela de jogos do Santa Maria Soldiers no Gauchão de Futebol Americano 2017

Primeira fase

19/03: São Leopoldo Mustangs 0-84 Santa Maria Soldiers
02/04: Santa Maria Soldiers 60-0 Santa Cruz Chacais
22/04: Porto Alegre Bulls 0-64 Santa Maria Soldiers
30/04: Santa Maria Soldiers 59-12 Ijuí Drones
20/05: Santa Maria Soldiers vs. Porto Alegre Gorillas

Classificação – Grupo A

Com 4 vitórias e nenhuma derrota, o Soldiers já é o campeão do Grupo A e está matematicamente garantido nas semifinais do campeonato estadual (mesmo que eventualmente perca, supera o segundo colocado no confronto direto). Caso vença o Gorillas, termina com a melhor campanha da primeira fase e pegará em casa na semifinal o pior vencedor do Wild Card. Caso passe para a decisão, jogará em casa independente do adversário. O único time ainda invicto além do Soldiers é o Juventude FA, líder do Grupo B com 4 vitórias e nenhuma derrota, mas perde no saldo: são 255 pontos do Soldiers contra “apenas” 125 do conjunto caxiense.

Na mesma chave, Santa Cruz Chacais e Ijuí Drones também já estão matematicamente classificados, restando apenas a definição de quem será o segundo colocado para decidir o Wild Card em casa. O jogo ocorre em Ijuí.

# Equipe Vitórias Derrotas Pontos anotados Pontos sofridos Saldo
1 Santa Maria Soldiers 4 0 267 12 255
2 Santa Cruz Chacais 3 1 161 86 75
3 Ijuí Drones 3 1 91 102 -11
4 Porto Alegre Bulls 1 3 49 150 -101
5 Porto Alegre Gorillas 1 3 90 101 -11
6 São Leopoldo Mustangs 0 4 25 232 -207

Por Felipe Michalski, em 19/05/2017

Notícias Relacionadas