“Santa Maria, Manchester”

esporte e mente

Esta semana a cidade de Manchester viveu emoções intensas. Um atentado vitimou inúmeras pessoas e feriu tantas mais que assistiam à um show na cidade. Causando medo e tristeza na cidade e comoção geral no planeta em solidariedade à comunidade inglesa.

Uma das manifestações ocorreu por parte do Ajax de Amsterdã, adversário do Manchester United na final da Europa League. O apoio prestado foi digno de exemplo a ser seguido. Em tempos em que o Fair Play está cada vez mais em cheque, é sempre bom frisar momentos de amizade como este.

O jogo ocorrido na última quarta (24/05) na Arena da Amizade de Estocolmo se encerrou com o United levando a taça (a segunda em grau de importância na Europa) para Manchester. O feito tem um valor inestimável para a moral de uma comunidade que sofreu com o ataque a seus cidadãos e a paz no norte da Inglaterra.

O esporte sempre assume um valor importante e histórico na reconstrução de comunidades em choque pós traumático. A vitória do United ao menos trará um alento para Manchester, assim como a Copa do Mundo de 1954 trouxe esperança para uma Alemanha que se reconstruía no período pós Guerra Mundial.

Muitos outros exemplos existem na história do esporte, podendo estarmos vivendo uma linda história como a do United à nossa frente. A campanha do Internacional tem sido emocionante na Serie A2 do Campeonato Gaúcho.

Como há muito não se via, a cidade está unida pelo acesso do nosso querido Inter-SM e o Presidente Vargas pulsa como em todos os momentos de grandeza do clube e da cidade. E assim a moral de Santa Maria também é reerguida. O esporte não trará ninguém de volta, mas ajuda consideravelmente na cicatrização da nossa dor.

vinicius esporte e menteVinicius Geissler é psicólogo formado pelo Centro Universitário Franciscano e Coaching graduado pela SLAC. Atua na área esportiva desde 2013 e escreve nas horas vagas.

 

Notícias Relacionadas