O Dia do desafio movimenta Santa Maria nesta quarta-feira

Apesar do dia cinzento em Santa Maria nesta quarta-feira (31), o clima é de agito e animação em diferentes pontos da cidade. É que o Município aderiu ao Dia do Desafio 2017 e, competindo com a cidade de São José do Rio Preto (SP), colocou a comunidade para praticar atividades físicas.

Desde o início da manhã estão sendo realizadas ações em função da mobilização. Diversas atividades foram organizadas pela Prefeitura de Santa Maria e pelo Sesc do Município. Ao fim do dia, o objetivo da ação é ter mobilizado o maior número de pessoas a participar das atividades, para vencer a concorrente de São Paulo.

Logo cedo, professores de Educação Física do Município tomaram conta dos ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM). No local, são oferecidas atividades regularmente, mas nesta quarta-feira todo o grupo foi convidado a encarar o Dia do Desafio. Mulheres de diferentes idades participaram de uma ginástica intermediária e, ao som de diferentes ritmos musicais, se exercitaram e espantaram o frio.

– Faz uns 20 anos que faço exercícios físicos e é muito bom. Já faço parte do grupo aqui do CDM, mas hoje vim especialmente para o Dia do Desafio. Fazer essas atividades é muito bom para a saúde, não tenho preguiça para nada, não preciso tomar remédios, não sinto dor. É uma maravilha-, conta a aposentada Neisa dos Anjos Barbosa, 67 anos, que participou da aula de ginástica.

A atividade foi conduzida pela professora Elisa Rocha, que é a coordenadora do Dia do Desafio em Santa Maria. Conforme ela, a ideia do Dia do Desafio é, além de promover a competição saudável entre os municípios, incentivar a prática regular de atividades físicas. Além das ações da manhã, outros momentos de intervenção estão programados para a tarde desta quarta-feira.

 – Os professores estão à disposição do público hoje aqui no CDM. Nosso foco maior é estimular que as pessoas façam atividades hoje e tenham ânimo para continuar com os exercícios ao longo do ano-, destaca Elisa.

Legenda: Logo cedo, mulheres de todas as idades participaram de uma aula de ginástica no CDM. Fotos: João Alves e João Vilnei

Logo cedo, mulheres de todas as idades participaram de uma aula de ginástica no CDM. Fotos: João Alves e João Vilnei

Até quem não participa dos exercícios disponibilizados no CDM fez questão de sair da cama cedinho para prestigiar as ações do Dia do Desafio disponíveis no ginásio. É o caso da aposentada Georgina Escandiel, 68 anos. Ela, que integra o grupo de atividades do Sesc, foi ao CDM movimentar o corpo. Georgina fez a aula de ginástica e pretendia continuar participando da mobilização. – Vim até de uniforme (com a camiseta do Dia do Desafio) para participar. Fiz aqui a aula e vou para a Praça Saldanha Marinho fazer mais exercícios-, contou a aposentada.

Além das atividades no CDM, a Praça Saldanha Marinho também deu espaço para as ações da mobilização. No local, o Sesc organizou um espaço para prestação de serviços, além de também realizar uma aula de ginástica nesta manhã. A entidade promove ainda, nesta tarde, outra atividade física, além de estar programada uma mobilização no Royal Plaza Shopping, onde os donos de estabelecimentos e clientes serão convidados a participar.

Todos os exercícios que integrarem o Dia do Desafio 2017 na cidade serão contabilizados, para a disputa com a cidade de São José do Rio Preto. Quem mobilizar a comunidade e praticar alguma atividade pode entrar em contato com o Sesc, pelo telefone (55) 3223-2288, e informar a ação realizada e o número total de pessoas que aderiram.

Por Bruno Tech, via Mariana Fontana (PMSM), em 31/05/2017

Notícias Relacionadas