Enxadristas da UFSM conquistam o primeiro lugar por equipes no JUGS 2017

No último sábado, dia 3 de junho, atletas  da Universidade de Santa Maria (UFSM) foram para Porto Alegre participar da 38º edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS). Na modalidade de xadrez, a UFSM foi representada pelos atletas Gustavo Quadros, Patrick de Matos, Victor Mafini, Cristian Kanof, Patrícia Porto, Eduarda Lima, Kalyne Pereira, Sabrina Gomes, além do técnico Tiago Azambuja.

Os enxadristas santa-marienses trouxeram para casa o troféu do primeiro lugar por equipes nos Jogos Universitários. Já Patricia Porto, acadêmica do curso de Enfermagem, sagrou-se campeã do torneio feminino e sua companheira de equipe, a acadêmica de Física Eduarda Lima ficou com o terceiro lugar.

O técnico da equipe, Tiago Azambuja, acadêmico de Filosofia e responsável pelo Projeto de Xadrez da UFSM, afirmou que a equipe foi muito bem, mesmo com tantos estreantes.

– O nível da competição estava altíssimo, a competição reuniu atletas de várias faculdades UFRGS, IFSUL, UFPEL, FEVALE e UNIRITTER, foi uma experiência muito boa para os atletas da UFSM. A maioria dos atletas da equipe são calouros, no entanto possuem um elevado conhecimento enxadrístico.

Eduardo Alburquerque, especializando em Educação Física Escolar e participante do Projeto de Xadrez da UFSM, ficou orgulhoso com os resultados que os atletas da UFSM obtiveram no JUGS.

– Pela primeira vez, a UFSM foi representada por uma equipe masculina e feminina completa no JUGS. E o resultado disso foi o 1º lugar por equipes e a vitória de Patrícia Porto que irá nos representar na brasileiro universitário. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) que custeou as passagem e o Setor de Atenção Integral aos Estudantes (SATIE) que custeou as inscrições. Acredito que podemos elevar ainda mais o nome da Universidade, caso os incentivos continuem. A meta agora é a Copa Unisinos.

Além da equipe de xadrez, atletas do atletismo e as equipes de basquete e vôlei, também irão representar a Universidade Federal de Santa Maria na 38º edição dos Jogos Universitários Gaúchos, que termina no dia 25 de junho.

Enxadristas conquistam o primeiro lugar por equipes nos Jogos Universitários em Porto Alegre. Foto:Tiago Azambuja/ Arquivo pessoal

Enxadristas conquistam o primeiro lugar por equipes nos Jogos Universitários em Porto Alegre. Foto: Tiago Azambuja/ Arquivo pessoal

Por Vanessa Gonzaga, em 6/06/2017.

Notícias Relacionadas