Santa Maria terá recorde de representantes na 34ª Maratona Internacional de Porto Alegre

Cada vez mais prestigiada a Maratona Internacional de Porto Alegre colocará 10 mil atletas para correr na manhã do próximo domingo, dia 11, entre as ruas da capital gaúcha. E se por um lado este número é o novo recorde de participantes da tradicional prova, Santa Maria terá também a sua maior delegação de corredores. Com um grande crescimento em adeptos da modalidade, o Coração do Rio Grande será representado por mais de setenta nomes na 34º edição da maratona.

GoFit entra em ação com vinte e seis atletas na Maratona de Porto Alegre. (Foto: Divulgação/GoFit)

Entre os atletas de Santa Maria presentes em Porto Alegre a grande maioria integra as equipes da GoFit e Ideia Fixa. Enquanto 26 corredores irão trajar a camisa azul celeste da GoFit, outros 25 vestem as cores alvinegra da Ideia Fixa. Pela maratona de 42,195 quilômetros, onde estão confirmados 4 mil atletas de 11 países, entram em ação doze corredores da Ideia Fixa e seis da GoFit. Já os demais competidores se dividem entre as provas de 5km, 10km e meia maratona de 21km.

– Sempre existe uma expectativa grande para os 42km. Treino constante e programado pela assessoria, apoio de amigos que correm junto e mente aberta para curtir a corrida. O prazer da chegada é o que motiva a continuar sempre. Estamos indo em um grupo de 25 pessoas e a metade fará a maior distância. A parceria é muito importante. – diz Lisiante Terra, um dos destaques do grupo Ideia Fixa.

O atleta Olintho Trevisan, da GoFit e que encara a sua primeira maratona, também comentou o sobre os preparativos e expectativa sobre a prova:

– Ano passado fiz a meia maratona e me preparei durante o ano para fazer os 42 km agora. Vai ser a minha primeira maratona oficial. O máximo que eu fiz foi 36km nos treinamentos que viemos fazendo na GoFit. Os treinos são todos divididos durante a semana, treino de tiro, de giro, de ritmo e dentro disso o fortalecimento e funcional direcionado para técnico de corridas. Nesta reta final agora é se alimentar e descansar bem. Primeira maratona o foco é chegar. Tenho planejado chegar abaixo de 4 horas, o que dá um ritmo médio de 11km/h. Vou com isso na cabeça, mas com ideia de curtir, fazer uma festa, correr com o pessoal aqui de Santa Maria.

Junto com a GoFit e a Ideia Fixa, outra equipe local que também irá marcar presença na 34ª Maratona Internacional de Porto Alegre é a Runners Coração do Rio Grande, com vinte corredores confirmados. Entre eles está Ildara Carvalho, atleta que também representa o clube Avenida Tênis Clube (ATC) e encara a sua primeira maratona.

– É minha primeira maratona e estou bem preparada. Há um mês venho realizando treinos longos e um trabalho físico funcional pra resistência.

Há também os santa-marienses que irão correr sem equipes na Maratona Internacional de Porto Alegre, caso de Renei Theodoro, mais um debutante na principal prova do atletismo gaúcho.

– Estou bem confiante, pois consegui fazer excelentes treinos e colocando em prática na Corrida da Infantaria, onde finalizei na terceira colocação geral com excelente tempo. A minha previsão pra maratona é correr abaixo de 2h40min, que é considerado um excelente resultado para correr junto com pelotão elite no próximo ano, apesar de ser minha primeira maratona.

A largada da maratona de 42km ocorre às 7h deste domingo e das outras provas, de 5km, 10km e da meia maratona, às 7h30min.

Parte da equipe Ideia Fixa que compete em Porto Alegre. (Foto: Divulgação/Ideia Fixa)

Por Bruno Tech, em 08/06/2017

Notícias Relacionadas