URSM Feminino participa da Segunda Etapa do Festival Formativo de Rugby

No domingo (11/06), as gurias do Universitário Rugby Santa Maria – URSM foram a Caxias do Sul para participar da Segunda Etapa do Festival Formativo de Rugby Feminino.

Time do URSM participou do Segundo Etapa do Festival Formativo de Rugby Feminino. Foto: Divulgação

Time do URSM participou do Segundo Etapa do Festival Formativo de Rugby Feminino. Foto: Divulgação

O evento foi marcado por uma manhã intensa de treinos específicos  ministradas pelos técnicos das equipes participantes.

O campo alagado não foi empecilho para o show de cada um dos jogos, as gurias mostraram que o Rugby Feminino tem força e garra.

O URSM Feminino realizou dois jogos. O primeiro foi contra o Centauros, as gurias acabaram perdendo de 22×0. Neste mesmo jogo a atleta Francieli acabou lesionando o tornozelo, e assim a equipe ficou sem reservas. O segundo jogo foi contra o Guasca, e o placar ficou 27×5 com um Try da Larissa.

O “U” também jogaria contra a equipe do San Diego, mas a comissão técnica reuniu-se e optou por cancelar todos os outros jogos por conta do alagamento do campo, que já havia causado lesões em algumas atletas.

O técnico do Universitário, Bryan Backes afirma que mesmo com as derrotas, viu progressos no time

-Os jogos foram muito melhores do que eu esperava, a evolução foi nítida, principalmente na parte ofensiva. Os apoios começaram a aparecer e o jogo de mão também. Nós possuímos o time menos experiente do campeonato e isso acaba se refletindo na defesa, temos dificuldades de cobrir os espaços do campo ainda e jogar com as regras, por exemplo, ao fazermos um penalty voltar e se organizar rápido foi uma falha fundamental no jogo contra o Guasca, em que saímos ganhando e acabamos derrotados por lances assim. Já com o Centauros foram lances do jogo mesmo, são jogadoras que já conhecem o espaço do campo e estão acostumadas ao embate do rugby, o time possui jogadoras com rodagem nos gramados e isso fez a diferença para elas. Mas, apesar das duas derrotas, as meninas tacklearam muito bem e tiveram bons avanços dentro do campo, com certeza avançaram significativamente como grupo e jogadoras desde o último formativo.

Em entrevista, a capitã do URSM, a acadêmica de Educação Física da UFSM, Carol Foggiato, explica que os dois jogos foram de suma importância para o time criar entrosamento, já que estavam jogando contra times mais experientes.

– Nós tivemos dois jogos, o que para o time é ótimo, pois quanto mais jogos podemos fazer mais experiência vamos adquirindo. Dessa vez, participaram do formativo times com mais tempo de rugby então já esperávamos algumas dificuldades. Acredito que fomos bem nos dois jogos, no primeiro, contra o Centauros, fizemos um jogo com mais posse de bola, conseguimos desenvolver bem nossos passes, mas alguns problemas no momento de defender nos atrapalharam. No segundo jogo, contra o Guasca, já estávamos com 7 jogadoras apenas então a questão física prejudicou mais, porém conseguimos marcar o try em uma boa jogada. De maneira geral, ficamos felizes pois conseguimos cumprir com o objetivo da equipe para o primeiro semestre, que era a participação nos festivais. Conhecer as outras gurias que jogam serve de inspiração para gente continuar a desenvolver o rugby aqui em Santa Maria. – Afirma Carol Foggiato.

Carol também agradece a comunidade de Santa Maria que fez com que a participação do URSM na Segunda Etapa do Festival Formativo Rugby fosse possível.

– Nós agradecemos muito a comunidade de Santa Maria que nos ajudou na compra da rifa de Dia das Mães, pois foi com o dinheiro arrecadado que conseguimos ir para Caxias.

 Por Vanessa Gonzaga, via Assessoria URSM, em 13/06/2017.

Notícias Relacionadas