De volta à Itália, ala santa-mariense Cesar Sachet acerta com nova equipe

Após uma breve passagem pelo futsal do Coração do Rio Grande, onde defendeu a agora extinta Associação Nova Geração de Futsal na Série Bronze e anotou sete gols em dez jogos, o santa-mariense Cesar Sachet está de volta à Itália. Nesta quinta-feira, dia 10, o ala desembarcou ao lado da esposa Rafaela e da pequena Luísa na cidade italiana de Asti para defender o Città di Asti, clube que disputa a segunda divisão do país.

Cesar Sachet inicia a pré-temporada com o seu novo clube, o Città di Asti, no dia 28 de agosto. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Aos 32 anos de idade Cesar Sachet completou em 2017 nove temporadas atuando na Europa. Antes da passagem por Santa Maria no período de férias do futsal italiano, o jogador defendeu o Carmagnola na Série A2 2016/2017 e virou ídolo da torcida ao balançar as redes 34 vezes em vinte partidas.

Especulado também por outros clubes do futsal italiano na movimentada janela de transferências, o ítalo-brasileiro optou por rumar para o norte do país para defender o Città di Asti na temporada 2017/2018  pelo projeto apresentado pelo clube e por já conhecer a região, onde vislumbra ali um futuro ideal para a família (Asti localiza-se à 123 km de Milão). O time “bianco rosso” será o décimo de Cesar Sachet desde que chegou na Itália em 2008.

– Já estava tudo certo para voltar para a Itália e já vinha conversando com Asti. Resolvi acertar a proposta deles porque é um clube que vem crescendo, tem um projeto muito bom. Me falaram muito bem do clube e da cidade. A cidade é bem bacana bem legal e o clube quer crescer. É um novo desafio e estou pronto. Não vejo a hora de começar. Agora é me preparar bem para o campeonato. – afirma o santa-mariense.

No Città di Asti, além de ser uma das principais peças do elenco principal na chamada Série B, o jogador será também o treinador das categorias de base da equipe.

– Vou trabalhar com as categorias de base, já venho fazendo isso nos clubes por onde passo e é uma coisa que penso desde agora. Uma coisa que gosto de fazer e que pesou para minha vinda para cá. – destaca.

A apresentação oficial do ala santa-mariense ocorre no dia 28 de agosto, data também do início da pré-temporada do clube. Já a estreia de Cesar Sachet com a camisa do Città di Asti acontece no dia 30 de setembro, contra o Rhibo Fossano pela Copa da Itália. Poucos dias mais tarde, em 7 de outubro, o atleta entra em quadra pela rodada de abertura da Série B.

– A Copa Itália começa com um triangular, avança uma equipe e depois é mata-mata, como a Copa do Brasil. No Campeonato Italiano nosso objetivo é chegar o mais longe possível. Não somos os favoritos da competição, mas vamos lutar para chegar o mais longe possível. Classificar para os playoffs e o que também conseguirmos.  – diz Sachet.

Por fim, o ala comentou também sobre a sua curta passagem pelo Nova Geração na Série Bronze 2017, equipe que no mês de junho abandonou a disputa da competição gaúcha e encerrou as atividades alegando dificuldades financeiras. Com o Novinha Cesar disputou dez partidas e marcou sete gols, encerrando como o artilheiro da equipe mesmo tendo atuado em boa parte dos jogos com uma antiga lesão no tornozelo. Se por um lado não foi o esperado dentro das quadras, por outro a passagem pela sua cidade natal serviu para rever familiares e amigos, algo até então raro nesses quase dez anos de futsal italiano.

– Os três meses e pouco que passei no Brasil não foram bem o que esperava pelo fato do time ter terminado, por ter jogado esses três meses machucado e as coisas não terem dado certo. Mas até nos momentos difíceis aprendemos e isso serviu de lição para mim. Agora é tocar o barco. Mas passei este tempo em Santa Maria e convivi com minha família e meus amigos. Ou seja, tem sempre o lado bom e o lado ruim.

Santa-mariense foi um dos primeiros brasileiros a atuar no futsal italiano. Em 2018 Cesar irá completar dez temporadas consecutivas na Itália. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

FICHA TÉCNICA

Nome: Cesar Sachet
Data de Nascimento: 18/02/1985
Altura: 1,74m
Peso: 87kg
Posição: Ala

CLUBES:
AGEL (Garibaldi/RS)
AABC (Três Coroas/RS)
Belluno (Itália)
Verona (Itália)
Brilhante Roma (Itália)
Manfredonia (Itália)
San Rocco Ruvo (Itália)
Carmagnola (Itália)
Isernia (Itália)
Lazio (Itália)
Nova Geração (Santa Maria/RS)

Notícias Relacionadas