Luiz Celso Giacomini é nomeado secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (08/09), a nomeação do professor Luiz Celso Giacomini como secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Ele substitui Rogério Sampaio, que, após comandar a ABCD por um ano, foi nomeado, no início de julho, como secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

 – Eu me senti lisonjeado pela indicação do ministro Leonardo Picciani e acredito que tenho um desafio muito importante ao substituir Rogério Sampaio à frente da ABCD, uma vez que ele realizou um excelente trabalho, como continua fazendo, agora, na Secretaria de Alto Rendimento. – declarou Luiz Celso Giacomini.

Luiz Celso Giacomini é o novo secretário da ABCD. Foto: Divulgação/ABCD

– Nosso objetivo é dar sequência ao trabalho, procurando aprimorar todos os compromissos da ABCD junto à Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) e ao Código Mundial Antidopagem, sempre em consonância com as diretrizes do Ministério do Esporte e do governo brasileiro. – afirmou o secretário.

Nascido em Formigueiro (RS), Giacomini, 68 anos, não será um rosto novo na ABCD, já que ocupava, desde agosto de 2016, o cargo de diretor do Departamento de Informação e Educação. Ele é formado em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), onde obteve o mestrado em ciência do movimento humano e lecionou por 27 anos, entre 1973 e 2000, como professor de esportes nos cursos de graduação e de especialização. Além disso, é especialista em esportes coletivos e em educação.

Antes de trabalhar na ABCD, Giacomini já havia ocupado dois cargos no Ministério do Esporte: diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia, em 2001, e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Esportes, em 2002, quando trabalhou com o secretário Lars Grael. Somam-se a isso as experiências como representante do Brasil no Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude) e na Associação Mundial Antidopagem por dois anos, entre 2001 e 2002.

Atleta de handebol no período em que era estudante universitário, Giacomini tem forte ligação com a modalidade, tendo sido técnico das seleções brasileiras masculinas júnior e adulta. Com o time principal, conquistou títulos sul-americanos e, em campeonatos pan-americanos, classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e de Atlanta 1996, não tendo, entretanto, comandado a seleção durante as Olimpíadas. No handebol, Luiz Celso ganhou mais de 60 títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Entre os cargos que ocupou, estão ainda o de secretário municipal de esporte e Lazer de Santa Maria e o de presidente da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, além de presidente da Federação Gaúcha de Handebol.

* Via Ascom – Ministério do Esporte .

Notícias Relacionadas