Após nova maratona envolvendo três times, Corintians garante segunda vaga na semifinal do Estadual

Três equipes do Corintians encararam a estrada e uma rodada de cinco jogos pelo Estadual de Basquete no Vale dos Sinos na última sexta e sábado (20 e 21/10) e retornaram para Santa Maria um saldo de três vitórias e duas derrotas e mais uma classificação garantida para a fase final.

Na sexta-feira (20/10), as equipes sub-15 e sub-17 enfrentaram a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo às 19h e 21h, respectivamente, em Novo Hamburgo e superaram os anfitriões nos dois duelos. Entre os jogadores sub-15, vitória por 76 a 62. O grupo treinado por Catila chegou à 11ª vitória na competição. Já o time sub-17, treinado por Pietro Lovato, venceu por 86 a 61.

No sábado, mais três compromissos, dessa vez em São Leopoldo, diante do Colégio Sinodal. No primeiro encontro, derrota no sub-15 por apenas dois pontos. O placar de 62 a 60 foi a oitava derrota do time em 19 jogos. Para conquistar uma das quatro vagas à semifinal, os santa-marienses agora precisarão vencer a Sogipa na última rodada. Logo a seguir, o categoria sub-17 entrou em quadra e sofreu a nona derrota no circuito, dessa vez por 67 a 50. Com 10 vitórias em 19 jogos, a equipe está eliminada da fase final mesmo com uma rodada ainda a cumprir.

O único resultado positivo do sábado veio através dos garotos da equipe sub-13. Com um tranquilo 73 a 22, os jovens liderados pelo técnico Leandro Leal  foram à oito vitórias em 12 partidas e confirmaram uma das quatro vagas na fase decisiva. Na última rodada, o duelo contra a Sogipa pode render a terceira posição geral.

A outra equipe de base do Corintians que disputa o Estadual, e não atuou no final de semana, a categoria sub-19, está garantida na fase final.

Time alviverde mais jovem vai disputar o título gaúcho de 2017. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL

Situação das equipe sub-13, sub-15 e sub-17 do Corintians Basquetebol no Estadual 2017:

SUB-13: Técnico Leandro Leal (campanha: oito vitórias e quatro derrotas) – classificado
Equipes participantes: Corintians (Santa Maria); Cestinha “A” (Santa Cruz do Sul), Cestinha “B” (Santa Cruz do Sul); Caxias do Sul Basquete (Caxias do Sul), Sogipa (Porto Alegre), G.N. União (Porto Alegre); Colégio Sinodal (São Leopoldo) e CEAT/Bira (Lajeado).

Regulamento: As equipes se enfrentam em turno e returno. Os 4 melhores fazem cruzamento olímpico (1º x 4º; 2º x 3º) e final em jogo único.

SUB-15: Técnico Ricardo Leal “Catila” (campanha: 11 vitórias e oito derrotas) – precisa vencer na última rodada
Equipes participantes: Corintians (Santa Maria), Cestinha (Santa Cruz do Sul), Caxias do Sul Basquete (Caxias do Sul), Recreio da Juventude (Caxias do Sul), Sogipa (Porto Alegre), G.N. União (Porto Alegre), Colégio Sinodal (São Leopoldo) e CEAT/Bira (Lajeado), Bagé Basketball Clube (Bagé), LUBA (Uruguaina) e Ginástica (Novo Hamburgo).

Regulamento: Turno e returno. Os 4 melhores fazem cruzamento olímpico (1º x 4º; 2º x 3º) e final em séries de playoff melhor de 3 partidas.

SUB-17: Técnico Pietro Lovato (campanha: 10 vitórias e nove derrotas) – eliminado
Equipes participantes: Corintians (Santa Maria), Corinthians SC (Santa Cruz do Sul), Caxias do Sul Basquete (Caxias do Sul), Recreio da Juventude (Caxias do Sul), Sogipa (Porto Alegre), G.N. União (Porto Alegre), Colégio Sinodal (São Leopoldo) e CEAT/Bira (Lajeado), Bagé Basketball Clube (Bagé), LUBA (Uruguaiana) e Ginástica (Novo Hamburgo).

Regulamento: Turno e returno. Os 4 melhores fazem cruzamento olímpico (1º x 4º; 2º x 3º) e final em séries de playoff melhor de 3 partidas.

SUB-19: Técnico Pietro Lovato (campanha: cinco vitórias e uma derrota) – classificado
Equipes: Corintians (Santa Maria), Corinthians SC (Santa Cruz do Sul), Clube Juvenil (Caxias do Sul), Sogipa (Porto Alegre) e G.N. União (Porto Alegre).

Regulamento: Turno e returno. Os 4 melhores fazem cruzamento olímpico (1º x 4º; 2º x 3º) e final em séries de playoff melhor de 3 partidas.

ADULTO: Técnico Pietro Lovato (campanha: uma vitória e seis derrotas)
Equipes: Corintians (Santa Maria)Sogipa (Porto Alegre), Corinthians SC (Santa Cruz do Sul), LUBA (Uruguaiana), Sojão (Santa Rosa), Passo Fundo e Caxias do Sul Basquete. Por conta da participação no NBB, o Caxias joga apenas as partidas finais do campeonato, como ocorreu em 2016.

Regulamento: A fase de classificação será realizada em turno e returno, com jogos divididos em três fases. A primeira fase será em Santa Cruz do Sul, de 29 de setembro a 30 de outubro. No fim de semana seguinte, de 6 a 8 de outubro, as equipes se reúnem em Santa Maria. Os três times com mais vitórias classificam-se para as finais, que serão disputadas junto ao Caxias do Sul Basquete em dias e locais ainda a serem marcados.

Notícias Relacionadas