Pilotos de Santa Maria conquistam cinco títulos no Gaúcho de velocross

A grande temporada dos pilotos de Santa Maria foi coroada com títulos no último final de semana (05 e 06/11). Foram cinco títulos conquistados por três atletas na principal competição de velocross do estado. Fernando Sanches, em três categorias, Eduardo Braga e Jórdan Martini levantaram o troféu de campeão na última etapa da competição que aconteceu na cidade de Marau, norte do estado.

Eduardo Braga terminou a prova final em terceiro, mesmo assim, conquistou o título na categoria 55ccB. O piloto terminou a competição com 152 pontos, apenas dois à frente do seu principal rival, Augusto Wening, de Montenegro, que ficou com 150 pontos e vinha de seis vitórias seguidas no campeonato. Mesmo sem vencer nenhuma prova na competição, Eduardo foi premiado pela regularidade. Com seis segundos lugares e um terceiro, o piloto conseguiu terminar todas as provas. Wening foi o segundo na categoria e João Victor, de Montenegro, ficou em terceiro.

Na categoria 230 Pro, Jordan Martini apenas confirmou a larga vantagem que obteve durante a competição. O piloto garantiu o primeiro lugar nesta última etapa e tornou-se campeão terminando a competição com 162 pontos, 37 a mais do que o segundo colocado Gustavo Freitas de Barros Cassal. Martini liderou com folga a maior parte da competição, terminando com cinco primeiros lugares e um segundo. A terceira colocação geral ficou com Mauro Brazaca Junior, de Vila Langaro.

O grande campeão da temporada por Santa Maria acabou sendo o piloto Fernando Sanches. Dono de 10 títulos gaúchos na carreira, o piloto de 49 anos acabou conquistando mais três nesta temporada, somando ao todo 13 títulos estaduais desde 1996. Fernando foi o primeiro piloto gaúcho da história a conquistar três títulos estaduais no mesmo ano. O piloto também tem no currículo dois títulos sul-brasileiros e dois títulos brasileiros de velocross.

Fernando Sanches é campeão nas categorias VX3, VX4 e VX5. Foto: André Charão

Na categoria VX3 importadas, Sanches foi campeão com 166 pontos com quatro vitórias e três vices nas sete etapas da competição. O segundo colocado foi Julio Cesar Balzang, de Tupanciretã, com 145 pontos e na terceira colocação ficou Fabiano Ribeiro, de Passo Fundo, com 107.

O título foi um pouco mais apertado na categoria VX4 importadas. Terceiro colocado na prova final, Fernando terminou o campeonato com 161 pontos contra 150 do segundo colocado Julio Cesar Balzang. O piloto de Santa Maria venceu três das sete etapas e ficou na segunda colocação em mais três. Fabiano Ribeiro acabou na terceira colocação, com 127 pontos.

Situação parecida na categoria Vx5 importadas. Fernando Sanches conseguiu a vice colocação na última prova. A disputa pelo título estava totalmente em aberto, mas Sanches garantiu nove pontos a mais que o segundo colocado Julio Cesar Balzang e sagrou-se campeão com cinco vitórias e dois segundos lugares. A terceira colocação ficou com Elder Pirolli, de Tepejara.

As provas da final do Campeonato Gaúcho também valeram pelo Campeonato Sul-Brasileiro de Velocross que está na sua segunda etapa e conta com a maioria dos pilotos de Santa Maria que disputaram o Estadual. A próxima etapa da competição será nos dias 18 e 19/11 no Paraná. A cidade das provas ainda não foi divulgada.

Notícias Relacionadas