Atleta santa-mariense disputará mais um Sul Brasileiro pela Seleção Gaúcha de Basquete

A Federação Gaúcha de Basketball anunciou no início deste mês a lista final das convocadas que integrarão as Seleção Gaúcha Sub-15 Feminina no Campeonato Sul Brasileiro de Seleções, disputado de 9 à 11 de novembro em Terra Rica-PR. Entre as selecionadas, está presente mais uma vez o nome de Gabrielle Pozzobon, pivô que despontou para o cenário estadual defendendo o Corintians em 2014 e acumula passagens pela Seleção Gaúcha – onde foi bicampeã Sul-Brasileira – e hoje atua no Flyboys, de Candelária.

A pivô santa-mariense iniciou no basquete quando tinha apenas oito anos de idade. Suas primeiras competições disputadas foram o Maristão (torneio interséries do Colégio Marista) e o Jesma (Jogos Escolares Santa-Marienses). Em seguida, Gabrielle começou a tomar passos mais altos: no ano de 2014, a jovem jogadora entrou para a equipe do Corintians Basquete, onde participou das edições de 2014 e 2015 do Campeonato Gaúcho com grande destaque. Mesmo sendo dois anos mais nova que a idade-limite (tinha 12 anos quando disputou o sub-14, e 13 anos quando disputou o sub-15), foi titular da equipe e destaque na conquista do Corintians na Série Prata em 2014.

As boas atuações culminaram com seguidas convocações para integrar as seleções gaúchas de base. A primeira, ainda no Corintians, foi em 2015. Gabrielle foi convocada para defender a Seleção Gaúcha no Campeonato Sul-Brasileiro Sub-13, que foi disputado entre os dias 4 e 8 de novembro, na cidade de Toledo (PR), e que contou também com grupos do Mato Grosso do Sul, Alagoas e Espírito Santo como convidados. O conjunto gaúcho não decepcionou e derrotou na final a anfitriã paranaense. O feito viria a se repetir em 2016, desta vez na categoria Sub-14. Novamente em Toledo, e disputado entre os dias 2 e 7 de agosto, a Seleção Gaúcha voltou a provar sua força e faturou o bicampeonato ao derrotas a seleção de Santa Catarina.

Gabrielle Pezzobon(em pé, segunda da dir. para a esq.) defenderá a Seleção Gaúcha no Sul Brasileiro. (FOTO: Arquivo Pessoal)

No final de 2015, Gabrielle aceitou o desafio de defender o Flyboys, de Candelária, e deixou o Corintians. A parceria deu mais do que certo. Sob o comando de Ricardo Ellwanger – o mesmo treinador que comandou a Seleção Gaúcha nos títulos sul-brasileiros de 2015 e 2016 e atual técnico da Seleção sub-15. Pelo 20º Encontro Sul-Americano de Basquete, realizado na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, o Flyboys bateria o time de Valinhos (SP) na final e quebraria uma longa sequência sem títulos gaúchos no torneio, outra conquista que marcou a carreira de Gabrielle, que segue à passos largos sua saga nas categorias de base do basquete gaúcho.

A delegação gaúcha se apresenta  no dia 7 de novembro, no Gremio Náutico União, em Porto Alegre, onde parte para Terra Rica para a disputa do Campeonato Sul Brasileiro de Seleções.

Notícias Relacionadas