Região central recebe prova que apontará os campeões do gaúcho de rali velocidade

Depois de passar por Estação, Erechim, Panambi e Severiano de Almeida, o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade chega a região central do Estado para a disputa da sua última etapa em 2017. E caberá a Quarta Colônia receber as “feras do rali” para um dia de intensas disputas, no próximo dia 2 de dezembro.

Em jogo, nada menos que o título de quatro, das cinco categorias em disputas este ano. Apenas a categoria RC2 – dos carros de tração 4×4 -, já tem campeão definido. Em todas as de tração 4×2, há disputa de título.

A organização destaca que a expectativa é de um grande evento.

– Estamos realizando pela quarta vez uma prova de rali de velocidade na região central do Estado. Depois de estar em Santa Maria, em 2015, estamos retornando ao Vale Vêneto, tendo desta vez como sede a cidade de São João do Polêsine. Toda a estrutura para competidores e público está sendo planejada para que tenhamos mais um evento de muito sucesso. – destaca Luciano Cassol, um dos coordenadores da corrida.

Devido aos temporais que atingiram a região, no final de outubro, o rali foi adiado para 2 de dezembro, tendo então condições plenas de organização e acesso ao público para assistir as passagens dos carros.

Trechos do rali
Este ano, o Rally da Quarta Colônia se concentra totalmente na região do Vale Vêneto.

– Teremos duas especiais, uma um pouco mais longa e outra um pouco mais curta. Na primeira, a Peugeot Champ Elysee, os competidores encontraram uma mescla entre trechos rápidos e outros mais técnicos, com uma subida de morro, que será um desafio a mais, saber controlar o ímpeto na subida e administrar na descida para buscar um bom resultado. Já a segunda, a Veísa/RGS – Case IH, terá trechos de alta, com muitas curvas rápidas, fazendo com que os competidores consigam imprimir um bom ritmo de corrida. – explica Daniel Barros, outro coordenador do evento.

A primeira especial terá também como atrativo a largada, que acontecerá dentro da cidade de São João do Polêsine, pegando então uma estrada secundária em direção a Silveira Martins.

– O público da cidade poderá acompanhar bem de perto a largada dos carros. – enfatiza Barros.

Ele destaca ainda que o segundo trecho, será bastante parecido com o disputado na região, em 2013. Há um ponto em que os carros passam tanto após a largada, quanto próximo da chegada, onde o público poderá assistir o mesmo carro passando duas vezes no mesmo trecho.

– É um ponto muito legal para se assistir e estamos preparando-o com total segurança ara competidores e público. – ressalta Barros.

Quadriciclos
Luciano Cassol frisa ainda que, devido a presença de quadriciclos na prova realizada na região em 2015, este ano, novamente os competidores desta categoria foram convidados a participar do Rally da Quarta Colônia.

– É um categoria que vem andando o rali cross country, que tem bastante adeptos em nossa região e que aos poucos vão conhecendo os desafios do rali de velocidade. Certamente será um atrativo a mais para o público. – amplia Cassol.

Inscritos
A organização espera contar com um grid com pelo menos 20 carros. São competidores de várias partes do RS e até mesmo de outros estados, que devem competir na Quarta Colônia. Vários deles estarão envolvidos em disputa de títulos.

Prova final do rali velocidade será disputada na região central após adiamento. Foto: Edson Castro/Prime Comunicação

Parque de apoio
O parque de apoio do Rally da Quarta Colônia, ficará montado bem no centro da cidade de São João do Polêsine, a partir da tarde de sexta, dia 1º de dezembro. Neste local, as equipes montam seu boxes.
A visitação do público poderá ser realizada tanto na sexta quanto no sábado.

– É uma maneira de aproximarmos o público ainda mais do esporte, de este poder ter contato com as equipes, conhecer e conversar com competidores. – explica Cassol.

Acesso gratuito
Tanto para visitar os Parque de Apoio, no centro de São João do Polêsine, quanto para assistir o restante da corrida, nas especiais (trechos da prova), o acesso do público é gratuito. A orientação no entanto, é para que o público entre nos trechos apontados pela organização como especiais, ao menos 1h30 antes do horário previsto para a primeira largada.

O mapa com as especiais e os horários, podem ser consultados junto a página oficial do evento no Facebook, @rallyrm ou no site, rallysm.com.br.

Programação do Rally da Quarta Colônia
Sexta, dia 27
13h – Abertura do Parque de Apoio para instalação das equipes
18h – Início das vistorias técnica, administrativa e de segurança (para competidores)
Sábado, dia 28
7h – Reconhecimento das especiais, pelos competidores
12h55 – Largada da Especial Peugeot Champs Elysees 1 – 18,6km
13h48 – Largada da Especial Veisa – RGS Case IH 1 – 12,4km
15h10 – Largada da Especial Peugeot Champs Elysees 2 – 18,6km
16h03 – Largada da Especial Veisa – RGS Case IH 2 – 12,4km
17h25 – Largada da Especial Peugeot Champs Elysees 3 – 18,6km
18h18 – Largada da Especial Veisa – RGS Case IH 3 – 12,4km
20h30 – Premiação aos vencedores

CLASSIFICAÇÃO DO GAÚCHO DE RALI
Categoria RC2 – 4×4
1 – Claudio Rossi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 73p (campeão)
2 – Tiago Larrossa/Kaze Morales – Mitsubishi Lancer – 32p
3 – Alexandre Figueredo/Vinicius Zavierucka – Citroen DS3 MR – 23p.
Categoria RC3 – 4×2
1 – Elton Palkewich/Cassio Navarini – Fiat Palio – 62p
2 – Mateus Cassol/Gabriel Cassol – Peugeot 207 – 46p
3 – Cassiano Pomiecinski/Murilo Spironelo – Fiat Palio – 28p.
Categoria RC4 – 4×2
1 – Felipe Mueller/Cesar Ramthum – Peugeot 207 – 38p
2 – Ricardo Oro/Luis Felipe Trentin – GM Celta – 30p
3 – Toninho Genoin/Maicol Souza – Peugeot 207 – 24p.
Categoria RC5 – 4×2
Pilotos
1 – Michel Mueller – Peugeot 207 – 53p
2 – Mauricio Jarozeski – Fiat Palio – 45p
3 – André Alegretti – Fiat Palio – 32p.
Navegadores
1 – João Pedro Remor – 45p
2 – Luis Felipe Eckel – 33p
3 – Lucivane Balena – 24p.
Categoria RCR – 4×2
1 – Cristiano Beus/Francli Fusinato – Fiat Palio – 33p
2 – Alan Serro/Lucas Neumann – Fiat Palio – 31p
3 – Horst Wegermann/Fabio Dallagnol – Peugeot 206 – 18p.

* Via Edson Castro (Prime Comunicação)

Notícias Relacionadas