FGF inaugura Calçada da Fama com ídolo santa-mariense Donga entre os nomes imortalizados

Em uma festa na sede da Federação Gaúcha de Futebol na noite dessa sexta-feira (17/11), um dos maiores símbolos do Inter-SM recebeu uma justa homenagem no evento que inaugurou a Calçada da Fama do futebol gaúcho.
Luiz Alberto Salenave, conhecido nos gramados como Donga, imortalizou sua história aos 69 anos. O zagueiro goleador do Inter-SM teve seus pés incluídos no espaço inaugurado junto à rampa de acesso ao edifício da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na capital Porto Alegre, construído em comemoração ao centenário da FGF, que acontece em 18 de maio de 2018.

Santa-mariense, Donga fez parte de uma década dourada do alvirrubro, onde atuou de 1971 até 1983. Jogador que mais vestiu a camisa do clube e um dos mais destacados parceiros do técnico Tadeu Menezes, Donga sempre fez questão de não deixar a Baixada. Entrou em campo em 579 jogos e esteve nas disputas da Taça de Prata do Campeonato Brasileiro (1981) e primeira divisão do Brasileirão (1982).

Além da inauguração da Calçada da Fama, que, além de Donga, registrou mais 54 nomes de destaque na história do futebol do Rio Grande do Sul, como jogadores, ex-atletas, treinadores e dirigentes indicados pelos clubes, a noite de sexta-feira foi marcada ainda pela inauguração da galeria dos 23 presidentes da Federação Gaúcha de Futebol e de um painel destacando os árbitros gaúchos Renato Marsiglia, Carlos Eugênio Simon e Altemir Haussmann, que atuaram em Copas do Mundo.

Veja imagens da noite festiva que contou com a presença de personalidades como o governador José Ivo Sartori e o técnico Luis Felipe Scolari. Fotos de Renata Medina/Inter-SM.

Notícias Relacionadas