Corintians volta a perder para o União Corinthians e acaba com o vice do Estadual Sub-19

O sonho de voltar a conquistar um título gaúcho foi adiado pelo Corintians Basquetebol. Na noite deste sábado, dia 23, precisando vencer a segunda partida da série na final do Campeonato Estadual Sub-19 já que havia sido derrotada no primeiro duelo contra o União Corinthians, a equipe do técnico Pietro Lovato voltou a ser superada pelo time santa-cruzense desta vez diante da sua torcida, por 70 a 56. Assim, com duas vitórias em dois jogos, a festa foi do rival União Corinthians em pleno Ginásio Saul José Machline.

Time santa-mariense não conseguiu forçar o terceiro jogo e acabou com o vice-campeonato Estadual Sub-19. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

A derrocada santa-mariense começou ainda na sexta-feira, na primeira partida da série, em Santa Cruz do Sul. Em um embate onde a defesa do Corintians ficou abaixo das últimas atuações, justamente o seu ponto forte até então, o alviverde do Coração do Rio Grande foi derrotado pelo União Corinthians por 76 a 56. Resultado que jogou toda pressão para os comandados do técnico Pietro Lovato na partida deste sábado.

E em um confronto tão equilibrado, onde até o início do último quarto a diferença eram de 9 pontos, os detalhes fizeram a diferença. Porém mais uma vez a favor do time santa-cruzense, que soube novamente neutralizar os pontos fortes do Corintians, contou com a mão calibrada de seus atletas, principalmente em arremessos de três, e venceu todos os quartos fechando o placar em 70 a 56.

– Sabíamos que seria uma série muito equilibrada, com os dois jogos decididos no detalhe, como foi na sexta e no sábado. Tivemos alguns erros individuais que nos acabaram nos prejudicando e no somatório esses erros fizeram essa diferença no placar.  Os atletas do União estavam com a “mão pegando fogo”, não conseguimos defender bem e isso nos complicou. Ofensivamente acredito que faltou um pouco mais de inteligência, trabalhar mais a bola e desequilibrar a defesa deles. – avaliou o técnico Pietro Lovato ao fim da partida.

Contudo, se a tristeza logo após o confronto era visível pelo resultado, o principal objetivo do Corintians mais uma vez foi alcançado e com sucesso: a lapidação e formação de promissores atletas.  Do grupo vice-campeão apenas três jogadores são da categoria sub-19.

– Foi um ano muito bom. Formamos um grupo muito bacana que vai ser a base do nosso adulto nos próximos anos, que é o importante. Claro que queríamos o título, mas também não podemos desmerecer por causa de dois jogos um trabalho que foi muito bem feito durante o ano. Temos três atletas que são sub-19, o resto todos com 18, 17 e alguns com 15 anos. Esse grupo vai permanecer e esperamos seguir bem novamente no ano que vem com o sub-17 e no 19. Tenho certeza que vamos ter outras oportunidades de conquistarmos o título. – diz Pietro Lovato.

Time sub-19 do Corintians Basquetebol encerra o Campeonato Estadual com nove vitórias e três derrotas. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Notícias Relacionadas