FGR confirma Universitário na Primeira Divisão em 2018

O período de angústias e incertezas quanto ao futuro do Universitário Rugby Santa Maria (URSM) entre a elite estadual chegou ao fim na junto com o encerramento da temporada 2017. Um desfecho comemorado que além do alívio renovou as esperanças e retomou os trabalhos para 2018.

Isto porque a Federação Gaúcha de Rugby (FGR) confirmou oficialmente a equipe de Santa Maria na Primeira Divisão, apesar de ter encerrado o ano na última colocação do primeiro escalão do rugby gaúcho e da derrota na repescagem para o Planalto Rugby, o campeão da Segunda Divisão.

A confirmação da FGR veio junto com a divulgação da tabela e carnê de jogos da Primeira Divisão 2018. Como o rebaixamento foi rechaçado em 2017, sete clubes entram em ação na temporada. A estreia do Universitário ocorre dia 17 de março, contra o San Diego, em Porto Alegre. Já a primeira partida em casa dos comandados do técnico Bryan Backes ocorre somente na quarta rodada, no dia 14 de abril, quando recebem o Farrapos, de Bento Gonçalves, atual octacampeão gaúcho.

– Não foi surpresa (permanência do Universitário na Primeira Divisão. É algo que já vinhamos conversando com a FGR e com os outros clubes quanto ao modelo de campeonato dos próximos anos. Temos um planejamento estratégico que a FGR está desenvolvendo até 2022 no qual participamos. Não era a intenção de se reduzir a quantidade de times neste e nos próximos anos. Mas claro que a demora na confirmação e por isto não estar explicito no regulamento se criou uma insegurança e uma certa angústia por nossa parte, já que todo o planejamento para a  2018 e 2019 está em cima da participação na Primeira Divisão. Isso que nos gerou e deu uma maior preocupação. Passada essa apreensão inicial já estamos com o planejamento em andamento, eu diria um pouco atrasado, mas já em andamento visando o biênio 2018/2019. – declara Leonardo Viero, presidente do Universitário, que ainda acrescenta:

– A expectativa este ano é melhorar o desempenho que tivemos em 2017 até por ter passado por esta primeira experiência, o grupo ter essa assimilado a Primeira Divisão, que é um salto bem grande de qualidade e de diferença técnica entre os clubes da Segunda Divisão. Esperamos um ano de crescimento.

Vale lembrar que a cada rodada junto com o elenco principal de cada time se enfrentam também as equipes intermédia e M19. A pré-temporada tem início no dia 11 de janeiro. Além da Primeira Divisão, o time adulto do Universitário também irá disputar em 2018 a Copa RS no segundo semestre.

Universitário terminou a Primeira Divisão 2017 na sexta colocação com uma vitória e seis derrotas. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Notícias Relacionadas