Final e início de ano movimentados no futebol amador santa-mariense

No último domingo, dia 31, foram definidos os confrontos das quartas de final da categoria 60 anos da 30ª Copa da Amizade. Os jogos serão realizados no próximo sábado, dia 6. Grêmio, Fighera, Liverpool e Parque Pinheiro Machado jogam por um empate para avançarem à fase semifinal Confiramos confrontos e o chaveamento para o restante da competição.

Categoria 45 anos – 4ª Fase Semifinal- JOGO MATA – Dia 06/01/2018

Grêmio Imembuy x Juventude
Fighera /SM Iluminação/Nostra Lista x Amigos do Gauchão
Liverpool / Daio Martelinho de Ouro x Locomotiva / Dores
Parque Pinheiro/Independente x Ceará/Saccol L./C. Augusto Salgados/E P Mecânica

Já na Categoria 65 anos uma decisão inédita puniu as equipes da APUSM e Gacuhão que haviam se enfrentado no sábado, dia 23 de dezembro, no Estádio Alfredto Tonetto, o campo do Juventude de Camobi. A partida teve vitória de 3 a por parte da APUSM, que ficaria com a vaga na final. Na outra semifinal a Biomédica Menino Jesus que derrotou a Ferroviária em jogo realizado no Imembuy e acabou ficando com o titulo da 30ª Copa da Amizade 2017. A decisão de punir as equipes infratoras foi do presidente da AFUVESMA, Airton Ziegler Xavier, publicada no site oficial da Associação do Futebol de Veteranos de Santa Maria. Veja a nota publicada pela entidade:

DECISÃO SOBRE CATEGORIA 65 ANOS – UTILIZAÇÃO DE GOLEIRO

Conforme análise do recurso impetrado pela equipe Gauchão/Eng. Crespan, através de seu Diretor Elio Antonio Crespan, denunciando que a equipe da APUSM colocou em campo o goleiro atleta Willian Schoenau, inscrito como exceção da categoria 60 anos foi utilizado no jogo. O referido atleta tem data de nascimento de 14/06/1958, portanto 59 anos. Foi verificado que a equipe do Gauchão/Eng. Crespan utilizou o goleiro Atleta Valdir da Silva Ferreira nascido em 01/04/1958, portanto com 59 anos, inscrito na Categoria 65 anos. O goleiro atleta Willian Schoenau, poderia jogar no 65 pois é goleiro regular no 60, e de categoria inferior. Porém O regulamento da categoria 65 estabelece: Artigo 5º: Além das duas exceções, poderá (escrever) um goleiro com idade de 60 anos. Ou seja para goleiro desta categoria de 65 o ano base é 1957 e o que não é o caso dos goleiros atletas Valdir da Silva Ferreira e de Eudes Mezzomo. Ambos mal inscritos. Baseado nestes fatos as duas equipes estão eliminadas da competição.

Ficando, portanto o seguinte:
BIOMÉDICA/MENINO JESUS: Campeão
FERROVIÁRIA: Vice-campeão
DOIS DE NOVEMBRO: Terceiro colocado
JOÃO LUIZ GOULART NETO (Gato) – Goleiro Menos Vazado (BIOMÉDICA/MENINO JESUS)
ALVARINO DE OLIVEIRA PEREIRA – Artilheiro (FERROVIÁRIA)
DOIS DE NOVEMBRO – Disciplina

O presidente da Afuvesma Airton Zigler Xavier emitiu ainda uma segunda nota isentando os dirigentes responsáveis pelas equipes da APUSM e Gauchão de uso de má fé. Confira:

A AFUVESMA através de sua direção vem por intermédio desta nota, dizer a quem interessar que, nunca foram acusados de má fé os dirigentes das equipes da APUSM, o senhor Anuar Marqueto e do Gauchao/Eng.Crespan,o senhor Elio Antonio Crespan. O que ocorreu foi uma interpretação equivocada das normas de disputa pelos dirigentes citados e as consequências da eleiminação foram tomadas por mim observando o que está escrito em nosso regulamento.

As premiações da Categoria 65 Anos referentes a 30ª Copa da Amizade serão entregues no dia 20 de Janeiro de 2017, data da final da Categoria 45, na Vila Fighera.

Por Matheus Beltrame

Notícias Relacionadas