Testes e avaliações abrem a pré-temporada do Inter-SM

Após a calorosa boas vindas realizada pelo Inter-SM, onde os jogadores foram literalmente abraçados pela torcida no entardecer desta quinta-feira no Estádio Presidente Vargas, a pré-temporada alvirrubra 2018 teve o seu pontapé  inicial nesta sexta-feira, dia 5, com trabalhos em dois turnos. Como de praxe nesses primeiros dias, os atos se resumiram em exames médicos, laboratoriais, cardiológicos e físicos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Segundo a comissão técnica alvirrubra, as avaliações da pré-temporada serão divididas em três etapas. A primeira que são as medidas antropométricas, realizada por profissionais do Laboratório de Biomecânica da UFSM, seguida pelos testes funcionais e ainda avaliações biomecânicas. Após todos testes será feito um relatório detalhado de cada atleta para definir o tipo e carga de trabalho nas próximas semanas, inclusive treinos preventivos de lesões.

– Vamos fazer um relatório de cada atleta. Ele vai nos mostra o quão condicionado eles estão em relação neste fatores e o que serão determinando ao risco de lesão. A partir dali vamos classificá-los e fazer um trabalho preventivo ao longo da pré-temporada. Vai ser um trabalho em conjunto com o Otávio e o Ricardinho, vamos fazer um trabalho especifico de prevenção de lesão através dessas informações do relatório. – comenta o fisioterapeuta do Inter-SM, Victor Loureiro, encarregado das avaliações ao lado do preparador físico Otávio Bettega, do auxiliar de preparação física Ricardinho Lima, dos profissionais do Laboratório de Biomecânica da UFSM, do professor Douglas Rossato e estagiários da UNIFRA.

O fisioterapeuta alvirrubro também comentou sobre a importância desses exames e testes no início da pré-temporada:

– A importância da avaliação é para podemos ter uma capacidade de quantificar em dados esses fatores e para poder fazer uma reavaliação no final da pré-temporada para ver quais fatores conseguimos modificar dos jogadores. Serve também para os dados basais, caso ocorra uma lesão com algum deles sabemos de como ele estava previamente a lesão, temos como dizer o quão perto estão da forma mais saudável quando estiver por voltar aos treinos e jogos.

Neste sábado, dia 6, os jogadores passam por uma bateria de avaliações antropométricas, novamente na UFSM.

Grupo do Inter-SM foi dividido em dois para as primeiras avaliações. Já na próxima segunda-feira ocorre o primeiro treino técnico e tático da temporada. (Foto: Renata Medina/Inter-SM)

Notícias Relacionadas