Inter-SM realiza o primeiro treino com bola da pré-temporada

Após três turnos exclusivos para testes e avaliações, o início da semana marcou também o começo de uma nova fase na pré-temporada 2018 do Inter-SM. Conforme planejamento da comissão técnica os jogadores alvirrubros já tiveram o primeiro contato com a bola na tarde desta segunda-feira, dia 8. Sob forte calor, o grupo de atletas realizou um treinamento técnico e tático na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já como forma de adaptação do modelo de jogo proposto pelo treinador Vinicius Munhoz.

Porém, antes da bola entrar em ação, o quarto dia de pré-temporada abriu com o que também foi a primeira longa conversa do técnico Vinicius Munhoz em campo com os jogadores, com duração de aproximadamente vinte e cinco minutos. Foi o maior contato do treinador com os atletas nesta segunda-feira.

Após os treinos de aquecimentos orientados pelo preparador físico Otávio Bettega, os demais trabalhos foram todos orientados pelo auxiliar técnico Guilherme Tocchetto. Primeiro Tocchetto dividiu o plantel em quatro pequenos quadrados com seis atletas cada. Enquanto os quatro jogadores de fora do quadrado tinham como objetivo manter a posse de bola, a dupla do centro pressionava a marcação dentro do espaço.

Logo a seguir Guilherme Tocchetto dividiu o plantel desta vez em três equipes de oito. Enquanto os quatro goleiros treinaram em separado com o preparador Ed Pamieli, duas equipes se enfrentavam dentro de um quadrado até a metade do gramado e a terceira ficava nas extremidades da área demarcada, como uma espécie de coringa.

Após cerca de sete minutos de bola rolando, o técnico Vinicius Munhoz interrompeu as atividades pela primeira vez para passar breves orientações. Gesto repetido mais quatro vezes até o apito final.

– Começamos efetivamente a preparação da equipe para a Divisão de Acesso. Essa primeira semana vai ficar mais comigo e com o professor Otávio, tudo para ir adaptando um poucos os jogadores, passando alguns comportamentos que são partem do jogo pretendido pelo professor Vinicius. A primeira impressão foi muito boa. O pessoal bem motivado para trabalhar, tentando dar o seu máximo, tentando criar os comportamentos que os exercícios pediam. As poucos eles vão se soltando, se conhecendo um pouquinho mais e a qualidade também vai entrando e assim vamos crescendo na preparação como equipe. – disse o auxiliar técnico Guilherme Tocchetto, que comentou também sobre a utilização da bola desde a largada da pré-temporada:

– A parte física ainda está bastante presente, ainda é bastante importante no futebol, mas não perdemos mais tempo sem criar os comportamentos do modelo de jogo. Sabemos o quanto difícil é criar este comportamento coletivo como equipe. A ideia de iniciar uma pré-temporada cedo é que a gente tenha mais tempo e consiga automatizar melhor os comportamentos deles como equipe e assim termos um time mais competitivo para encarar a Divisão de Acesso.

O grupo alvirrubro volta aos trabalhos na manhã desta terça-feira, dia 9, novamente na UFSM.

Atividade intensa desta segunda-feira consistia em pressão de marcadores e rápida troca de passes. (Foto: Bruno Tech/EsporteSUL)

Notícias Relacionadas