Finais de handebol do JIRGS movimentam o CDM neste domingo

Há décadas, Santa Maria é conhecida no Rio Grande do Sul como uma cidade que incentiva e pratica, com alto desempenho e qualidade, o handebol. A modalidade é um dos principais esportes do Município, o que lhe garantiu o título da capital do handebol. Muito desse envolvimento vem das décadas passadas, quando vários atletas da cidade compuseram a base da seleção brasileira de handebol. Referência nacional na década de 80, Santa Maria ainda valoriza seus times e investe na modalidade. Por todos estes fatores, e muitos dos que virão com a Prefeitura Municipal incentivando o esporte local, ocorrerá, no Coração do Rio Grande, neste sábado (20), a etapa final dos 45º Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS), na categoria Handebol.

CDM irá sediar a sua primeira competição na temporada. (Foto: Deise Fachin/PMSM)

A abertura oficial ocorre às 8h, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Cinco equipes de diferentes cidades participam da competição. A primeira partida está marcada para as 9h, hora em que a equipe da casa, a Associação Santa-mariense de Handebol (ASH/PRAXIS), enfrenta o time de Pinheiro Machado. Até a final serão disputadas 10 partidas, em que todos enfrentam todos.

Nesta semana, a Prefeitura de Santa Maria trabalha na organização do Centro Desportivo Municipal, que recebeu cuidados especiais como a limpeza das quadras, a organização das redes das goleiras e a preparação da logística.

– As finais do JIRGS abrem o calendário de esportes no CDM. Estamos com tudo pronto para uma grande cerimônia para receber as delegações dos outros municípios. A Prefeitura tem um comprometimento com o Esporte e seguiremos incentivando. – disse o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro.

Atleta da ASH/PRAXIS, Lucas Machado ressaltou que a equipe está preparada para a competição, ressaltando que muitos dos atletas que entrarão em quadra pelo time são experientes. Apesar disso, reforça ele, é preciso muita atenção, já que as equipes adversárias também são bastante tradicionais no Estado.

– As expectativas são as melhores possíveis. Vamos entrar em quadra e fazer o melhor possível para que o título fique em Santa Maria. – resumiu Lucas Machado.

Com o JIRGS, Santa Maria abrirá a temporada do handebol no Rio Grande do Sul, mas, ao longo do ano, a modalidade será disputada na cidade em outros campeonatos, fortalecendo a capital do handebol e aprimorando seus atletas. Dentre as atividades previstas para 2018 estão a Copa Mercosul de Handebol – realizada pela Liga Santa-mariense de Handebol, com recursos do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (PROESP) –; e os Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma).

Ressalta-se que o Município tem duas grandes equipes de handebol, e ambas disputam o campeonato gaúcho na modalidade. Além da Associação Santa-mariense de Handebol, no gênero masculino, a cidade conta com o time da Associação Santa-mariense de Handebol Feminino (ASHF).

FINAL HANDEBOL MASCULINO (etapa classificatória)*

9h – Santa Maria x Pinheiro Machado
10h – Itaqui x Pelotas
11h – Canoas x Santa Maria
12h – Pinheiro Machado x Itaqui
13h – Pelotas x Canoas
14h – Santa Maria x Itaqui
15h – Pinheiro Machado x Pelotas
16h – Canoas x Itaqui
17h – Pelotas x Santa Maria
18h – Canoas x Pinheiro Machado
*Após todos jogarem contra todos, ocorre a semifinal e a final

Por Maurício Araujo/Assessoria Prefeitura Municipal de Santa Maria

Notícias Relacionadas